Logo do ConasemsLogo do SUS
São Luís - MA

Projeto saúde na sua porta - serviços de saúde para as comunidades da zona rural, difícil acesso.

Autor(a): THAIS KELLEN LEITE DE MESQUITA

Coautor(a): Coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em saúde e Controle e avaliação.

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A universalização e a equidade são princípios basilares do SUS. É incontestável a necessidade de efetivação de tais princípios, de igual maneira, nas comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhas, etc. que, na grande maioria, são de difícil acesso geográfico/terrestre e vulneravéis, longe do alcance das ações de prevenção, promoção e cuidados à saúde. Ofertar serviços de saúde além do básico das Unidades, se mostra uma etapa necessária na busca para consolidar uma saúde digna. Conforme ponderado, a rede pública deve envidar estratégias a fim de garantir efetivamente a oferta de serviços de saúde ao público em testilha.

Objetivos

Garantir e ofertar ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde às comunidades vulneráveis e de difícil acesso do município de Vargem Grande-MA. Por quê? Garantia de acesso dessas comunidades ao SUS, a fim de se alcançar a atenção em saúde com integralidade e efetividade; Melhoria nos indicadores de saúde municipal. Para quê? Verificar a presença de alguns fatores de risco para doenças consideradas problemas de saúde pública como: hipertensão, diabetes, obesidade, doenças mentais, etc. e suas complicações, ofertando tratamento e acompanhamento adequado ao paciente; Redução das desigualdades e iniquidades sociais da população assistida; Fortalecer o elo entre profissional/paciente/comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde; Promover o autocuidado e a satisfação com o seu estado de saúde e o de sua família.

Metodologia

Utiliza-se o método de processo, vejamos: ACOLHIMENTO>TRIAGEM/PALESTRA>ABERTURA DO PRONTUÁRIO, MAPA DE CONSULTA, FICHA DE PROCEDIMENTO(E-SUS)>CONSULTA DE ENFERMAGEM>CONSULTA MÉDICA>TESTE PARA RASTREAMENTO DE HIV, SIFLIS, HEPATITE B e C, TESTE RÁPIDO COVID>IMUNIZAÇÃO>ODONTOLOGO>FISIOTERAPEUTA>NUTRICIONISTA>FONOAUDIÓLOGO>PSICÓLOGO. São utilizados equipamentos como: aparelho de pressão, termômetro digital, aparelho de glicemia, aparelho de ventosaterapia, kit preventivo, epi´s, maca, imunizantes, otoscópio, balança digital, fita métrica, flúor, escova e creme dental, testes rápidos, material impresso educativo, informativo e oferta de frutas.

Resultados

Maior alcance da população aos serviços de saúde básica e ampliação da cobertura dos usuários oriundos das comunidades vulneráveis e de difícil acesso terrestre. Fomentar e estreitar os laços de confiabilidade das comunidades da zona rural juntos aos serviços de saúde, garantindo o acesso amplo aos serviços e assistência em saúde efetivamente na porta das comunidades.

Conclusões

Com efeito, a necessidade de garantia e efetividade dos serviços de saúde para as comunidades vulneráveis e de difícil acesso no município trouxe à tona a problemática da grande demanda reprimida existente, carente de ações e estratégias que atuem sobre essas fragilidades e ampliem sua cobertura, assegurando os princípios da equidade e a universalização dos serviços de saúde ofertados pela rede municipal de saúde através da atenção Básica.

Palavras-chave

comunidades vulneráveis- difícil acesso