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Jundiá - AL

Monitoramento dos indicadores do Previne Brasil e o impacto na qualificação dos serviços de saúde.

Autor(a): MARCELO ANTONIO DOS SANTOS

Coautor(a): ROSANNY KELLY CAVALCANTE PINHEIRO ANÍBAL, RODRIGO BUARQUE FERREIRA DE LIMA

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

No ano de 2019 foi publicada a portaria GM/MS nº 2.979, na qual ficou instituído o Programa Previne Brasil, como modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária em Saúde - APS, no âmbito do SUS. O foco do programa é estruturar o modelo de financiamento da APS para induzir o acesso aos serviços de maneira longitudinal, promovendo a cobertura efetiva de APS e o aumento da eficácia da assistência, com foco nos resultado, baseado em indicadores de qualidade e no atendimento às necessidades de saúde das pessoas. A implantação dos indicadores do Previne Brasil auxilia na avaliação dos processos de trabalho das APS. Os resultados dos mesmos é um indicativo da qualidade do serviço de saúde ofertado. O monitoramento é uma ferramenta importante para organizar as demandas e implementar as ações corretivas quando necessário, com o objetivo de alcançar os parâmetros estipulados como balizadores da condição de saúde das pessoas. Monitorar e avaliar o desempenho da APS é ação fundamental para uma gestão da saúde eficiente. Os indicadores do Previne Brasil abrangem públicos prioritários, como gestantes, mulheres, crianças e pacientes com doenças crônicas. O monitoramento nos proporcionou um olhar diferenciado sobre as linhas de cuidado mostrando quais ações deveriam ser priorizadas e desenvolvidas para qualificar o processo de trabalho das equipes, bem como subsidiar e apoiar a gestão nas tomadas de decisões.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a experiência exitosa acerca da qualificação da assistência e gestão da clínica no município de Jundiá - AL, tomando como base o eixo de indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, sistematizando a avaliação e o acompanhamento dos indicadores da rede de serviços de saúde, afim de subsidiar o processo de planejamento e gestão.

Metodologia

A experiência partiu da necessidade da reorganização do processo de trabalho e estruturação das linhas de cuidado. Foi preciso conhecer as dificuldades vivenciadas pelas equipes, com momentos de escuta ampliada de como ocorria as atividades de busca ativa, planejamento, registro e envio de produções, o que levou a elaborar um plano de intervenção. Ciente das problemáticas, foram feitas reuniões e capacitações com os profissionais, por categoria e geral, para que houvesse a compreensão do papel individual e coletivo acerca do registro correto e efetivo das produções, realização adequada dos cadastros individuais, a partir desse trabalho foi possível conhecer a população e suas demandas. Com auxílio de um Sistema (SC-SUS) o qual faz a leitura do banco de dados do e-SUS APS, e gera uma serie de relatórios dos indicadores, foi feita busca dos cidadãos que não eram acompanhados, que não possuíam cadastros ou com inconsistências. Foi iniciado um trabalho de direcionamento para as correções nos cadastros e busca ativa organizada e eficiente, gerando integração e permitindo tomar conhecimento sobre cada munícipe assistido e as pendencias de acompanhamento. A ação de implantação do processo de monitoramento e comunicação entre gestão e equipes de saúde da família, tornou possível estabelecer um padrão de cuidado e atendimentos com excelência, dentro das linhas de cuidado definido nos indicadores, utilizando da informação em saúde como instrumento de gestão para apoio a tomada decisão.

Resultados

No Q3 2020 (3º quadrimestre de 2020), o município de Jundiá - AL teve uma nota do ISF (indicador sintético final) de 4,88 e no mesmo período em 2021 obteve uma nota de 9,48, representa um aumento de 94%. GRAFICO 1 Observando os indicadores alcançados no Q3 2020 que era 0, no mesmo período de 2021 o numero subiu para 6 dos 7 indicadores o que representa um aumento de 86%. GRAFICO 2 A Secretaria de saúde do Estado de Alagoas criou um parâmetro para medição do alcance dos indicadores, chamado de IAM-700(Índice alcance meta), o qual corresponde a somatória do resultado percentual dos 7 indicadores que tem uma nota máxima de até 700 pontos, no Q3 2020 foi obtido a nota de 212 e no mesmo período de 2021, uma nota de 484, o que representa um aumento de 128% no resultado do município. No Q3 de 2020 e no de 2021 não houveram grandes alterações nos números de atendimentos, mas uma qualificação a partir do monitoramento e busca ativa direcionada, em relação às gestantes a grande dificuldade do município era a captação precoce para início oportuno e acompanhamento adequando de pré-natal, para indicadores de saúde da mulher e doenças crônicas se tratava da rotatividade na busca pelos serviços, era na maioria das vezes o mesmo grupo de munícipes que buscavam determinado serviço, a partir do monitoramento foram vistos com mais atenção os que não tinham acompanhamento regular conforme o mínimo estabelecido para cada linha de cuidado.

Conclusões

É possível concluir que mesmo o município possuindo um cenário de informatização, onde metade das Unidades Básicas de Saúde possui Prontuário Eletrônico do Cidadão e a outra realiza os registros via fichas de CDS (Coleta de dados simplificada) no e-SUS APS, que a estratégia de reorganização do processo de trabalho e a estruturação do monitoramento, instigou de forma decisiva na reversão e aumento significativo dos resultados nos indicadores de desempenho, como também a analise, monitoramento e a avaliação se tornaram em ferramentas para melhoria do acesso e qualidade dos serviços, viabilizando assim, a implementação de medidas de correção e aprimoramento das ações e serviços ofertados no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Embora os resultados quantitativos requerem ainda melhora em relação as metas desejadas, é possível visualizar a melhora qualitativa no crescente dos resultados e consequentemente uma melhora significativa na gestão da clínica e no cuidado da rede de atenção à saúde. Desse modo, observa-se que as ações implantadas, buscam sempre a melhoria e possibilita inúmeros benefícios para os munícipes de forma continua e que potencializam a gestão nas tomadas de decisões que geram melhorias efetivas para saúde pública.

Palavras-chave

Previne; Brasil; Indicador; Monitoramento; Gestão.