Apresentação/Introdução
Nas perspectivas da integralidade, da intersetorialidade e da interdisciplinaridade na saúde pública, as PICS contemplam terapias denominadas, pela OMS, de Medicina Tradicional e Medicina Complementar Alternativa, que estimulam o autocuidado e os mecanismos naturais de recuperação da saúde, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de um determinado território, através da reintegração do homem a natureza. Nesse sentido, a PNPIC recém ampliada em 2018, contempla diretrizes específicas no campo da prevenção de agravos e recuperação da saúde, partindo do conceito holístico de saúde. Segundo Valadares e Beraldo (2018), dos 217 munícipios maranhenses, 96 (44,2%) afirmaram fazer uso de alguma tipologia de PICS. Na capital, São Luís, apenas 03 USF ofereciam PICS nos seus territórios de atuação. Nesse contexto, a atual gestão vem buscando o fortalecimento das PICS, integrando-as em Projetos de Intervenção na Atenção Básica do município de São Luís, como é o caso do Projeto Mexa-se.
Objetivos
Objetivo Geral Desenvolver ações de Práticas Integrativas Complementares em Saúde destinadas a população adulta e realizadas em espaços públicos de lazer, localizados no Município de São Luís - MA. Objetivos Específicos • Sensibilizar comunidade em geral sobre a relevância das Práticas Integrativas Complementares em Saúde; • Ofertar serviços de saúde no âmbito das Práticas Integrativas Complementares em Saúde aos usuários do Parque do Bom Menino (acupuntura, meditação, aromaterapia, terapia com florais, fitoterapia e ventosaterapia); • Desenvolver ferramentas digitais específicas para o cadastramento dos usuários das ações no âmbito das Práticas Integrativas Complementares em Saúde; • Elaborar e produzir material educativo gráfico e digital; • Divulgar relatórios e boletins informativos trimestrais; • Monitorar e avaliar dados dos atendimentos realizados no âmbito das Práticas Integrativas Complementares em Saúde.
Metodologia
A metodologia do estudo foi de abordagem quanti-qualitativa, na perspectiva da Pesquisa Ação, desenvolvida no Parque do Bom Menino, espaço destinado as atividades de lazer, localizado na área central do município de São Luís - MA. Dentre os membros da equipe multiprofissional, destacamos os terapêutas holísticos. As ações direcionadas para o público alvo considerou as seguintes etapas: 1) Sensibilização de gestores, profissionais de saúde e sociedade civil organizada e comunidade em geral sobre a relevância das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS); 2) Consolidação e fortalecimento de parcerias para viabilização das ações da PICS no Projeto Mexa-se; 3) Busca ativa e cadastramento dos pacientes interessados em utilizar dos recursos terapêuticos das PICS; 4) Ofertar serviços de saúde no âmbito das Práticas Integrativas Complementares em Saúde aos usuários do Parque do Bom Menino (acupuntura, meditação, aromaterapia, terapia com florais, fitoterapia e ventosaterapia) e; 5) Monitorar e avaliar dados dos atendimentos realizados no âmbito das Práticas Integrativas Complementares em Saúde.
Resultados
Os resultados parciais obtidos desde a implantação das PICS no projeto maior, o Mexa-se, demonstram que as ações direcionadas para as PICS orientadas, supervisionadas e sistematizadas vem proporcionando maior adesão da população, haja vista os benefícios complementares que a população vem adquirindo que tange ao controle da dor crônica, tabagismo, controle do peso, bem como redução da ansiedade e melhor desempenho cognitivo da população adulta residente no Município de São Luís - MA. Estes resultados parciais sugerem que as ações das PICS (acupuntura, meditação, aromaterapia, terapia com florais, fitoterapia e ventosaterapia) somadas a prática de atividades físicas e a adesão a uma alimentação saudável têm se consolidado no sentido de proporcionar qualidade de vida a população do município de São Luís - MA que frequentam parques, praças e demais espaços abertos. Estes espaços representam um local e lazer e, acima de tudo, um espaço para ações de promoção da saúde
Conclusões
Espera-se com garantir, de modo efetivo e seguro, o acesso da população às PICS como um modelo inovador de cuidado integrativo no SUS, preferencialmente em ambiente abertos, fortalecendo a Naturoterapia, mesmo durante a pandemia do Novo Coronavírus, para promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Palavras-chave
Atenção Básica. PICS. Saúde do Adulto