Apresentação/Introdução
O município de Patrocínio-MG conta com 17 Unidades Básicas de Saúde- UBSs, nestas, nas duas maiores temos o horário do trabalhador para atender os pacientes que têm dificuldade de estar indo durante o dia. Culturalmente os pacientes do município são acostumados a procurar o Pronto Socorro-PSM mesmo não sendo caso de urgência e emergência, após levantamento dos atendimentos realizados durante seis meses no ano de 2021 foi constatado que 48% dos casos deveriam estar sendo acompanhados na Atenção Primária, local este onde o paciente teria um atendimento mais específico para sua queixa, através de diagnóstico, tratamento e se necessário encaminhamento para o Centro de Especialidades Médicas. No mês de setembro de 2021 inauguramos o novo Pronto Socorro do município com uma estrutura moderna construída com recurso próprio com cerca de 3.500 metros quadrados e neste período inicial, mesmo em toda nossa rede contarmos com a classificação de risco do Protocolo de Manchester podemos perceber um aumento expressivo dos pacientes atendidos neste dispositivo. Diante dessa conjuntura, a gestão municipal junto à equipe de saúde traçaram uma estratégia para informar a população do papel e funcionamento dos diversos dispositivos da rede de saúde. Enfatizando principalmente a conscientização da importância das UBSs, que é a porta de entrada dos pacientes para os casos menos urgentes, entendendo que o PSM é um lugar de atendimento de urgência e emergência.
Objetivos
Referenciar os pacientes com casos não urgentes do Pronto Socorro Municipal para as Unidades Básicas de Saúde, onde os mesmos terão assegurados o atendimento voltado para investigação do diagnóstico, tratamento ou encaminhamento especializado. Com intuito de desafogar o atendimento de urgência e emergência, garantindo à segurança dos pacientes, a satisfação do público, a padronização de atendimentos, prevenindo as incidências de erros e promovendo uma atuação de excelência no tratamento de saúde.
Metodologia
Realizamos reuniões sistemáticas com as coordenações da Atenção à Saúde, Atenção Primária e Pronto Socorro Municipal e através da discussão foi analisado os objetivos pelos quais a população tem preterido as Unidade Básicas de Saúde em relação ao Pronto Socorro. Foi realizado o levantamento e análise de dados quantitativos e comparativos entre o número de atendimentos no PSM após a inauguração. Após esta análise, foi iniciada regularmente em todas as UBSs orientações nas salas de espera de modo a promover a conscientização sobre como devem ser os atendimentos em cada caso específico tanto nos que são destinados ao PSM quanto aos que são de referência das UBSs. Partindo do trabalho piloto em quatro Unidades Básicas de Saúde, foi iniciado um trabalho teste, onde são reservadas três vagas no período da tarde para os pacientes que estiveram no PSM e que não são casos de urgência, sendo que no PSM estes já saem devidamente orientados sobre o motivo desse direcionamento.
Resultados
Com as orientações em sala de espera nas UBSs e contra referência dos pacientes do Pronto Socorro para as quatro Unidades no período da tarde ocorreram redução dos atendimentos no PSM. Segundo o Protocolo de Manchester a cor verde corresponde aos casos menos graves e a azul aos casos não urgentes que representa no geral casos mais simples, com a implementação dessa estratégia apresentada houve uma redução de 08% ao mês nas classificações verde e azul no PSM e com a implementação das orientações nas salas de espera podemos observar uma redução progressiva de 03% ao final de seis meses. Com esse trabalho inicial de direcionar os pacientes para as quatro unidades que reservam cada uma três vaga por dia para esses encaminhamentos, ocorreu uma redução de 11 % da procura de pacientes no PSM nas classificações que não se encaixam na Urgência e Emergência, ou seja, a procura dos pacientes para atendimento no PSM classificados em azul e verde que representava até então 48% do público teve uma redução para 37%.
Conclusões
Além da redução progressiva de atendimentos de não urgência e emergência no Pronto Socorro do município, podemos observar ainda uma melhora no entendimento de trabalho em saúde. Este trabalho se dá a partir de encontros entre trabalhadores e desses com os usuários num fluxo contínuo de sujeitos. Na melhora da comunicação entre os profissionais o cuidado se materializa e a rede de saúde se fortalece e expande em todo o território. Durante uma situação de emergência, os profissionais de saúde podem não ter tempo para atender todos os pacientes, a otimização de protocolos de saúde é indispensável para que os pacientes possam receber os devidos tratamentos de maneira eficiente e assertiva. Através desse projeto apresentado, iniciamos um trabalho de educação em saúde que diligentemente se propõe a não apenas agilizar os atendimentos, como também trazer mais segurança e organização na gestão em saúde, organização salva vidas.
Palavras-chave
Atenção Primaria, Pronto Socorro Municipal