Apresentação/Introdução
Ao longo da observação dos processos de trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras no início do ano de 2021, surgiram os seguintes questionamentos: Como motivar os funcionários? Como melhorar a qualidade do serviço prestado? Como deixar o ambiente laboral mais agradável e valorizar o funcionário Medicinal? Diante do exposto foi criado o Grupo de Trabalho Humanizado composto por equipe multiprofissional e interdisciplinar para sanar os entraves que envolviam o tripé funcionário, usuário do serviço e qualidade do atendimento. O GTH, através de intervenções contendo: palestras, Práticas Integrativas e Complementares (PICs), meditação mindfullness, intervenções musicais, intervenções psicológicas em grupo, teatro, discussões, dinâmicas e abordagens fisioterápicas, trouxe uma nova ótica de como pensar as relações de trabalho que acarretou em melhora da qualidade do serviço.
Objetivos
. Envolver gestores, trabalhadores e usuários nas ações e atitudes humanizadas; . Melhorar os processos de trabalho das equipes; . Assegurar a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisões, fortalecendo, valorizando e motivando os trabalhadores em seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional; . Trabalhar os processos referentes a comunicação entre funcionários; . Melhorar as interações entre as equipes, qualificando-as para lidar com as singularidades do sujeito e com as práticas compartilhada de atenção à saúde. . Trabalhar a sensibilização e conscientização para superar fragmentação no processo de trabalho e nas relações entre diferentes profissionais. . Reconhecer os funcionários medicinais (aquele funcionário que exerce sua função de maneira a contribuir com as relações de trabalho) valorizá-los e estimular o surgimento de novos funcionários medicinais.
Metodologia
O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) é um Grupo multiprofissional e interdisciplinar criado com o intuito de promover mudanças nos processos de trabalho dos servidores municipais da secretaria de saúde, através de ciclos semanais de intervenções com os funcionários do município de Taiobeiras, em torno de 400 servidores divididos em grupos, envolvendo: palestras, Práticas Integrativas e Complementares (PICs), meditação mindfullness, intervenções musicais, intervenções psicológicas em grupo, teatro, discussões em grupo, dinâmicas, abordagens fisioterápicas. A estrutura das intervenções era composta por: Acolhimento inicial com música, 30 min, momento de meditação - mindfullness, 10 min, palestra motivacional com o tema “Como manter-se motivado em um mundo desmotivado, 30 min, dinâmica “O Que Te Inspira”, 20 min, fechamento com reflexão final e coffe break, 30 min. Após todas as intervenções foi enviado o link do google forms, via whatsapp para todos os servidores, contendo questionários para votação do funcionário medicinal (aquele funcionário que exerce sua função de maneira a contribuir com as relações de trabalho) e avaliação das intervenções. Método totalmente democrático.
Resultados
Após intervenções do GTH e apuração da votação de funcionário medicinal, foi realizada cerimônia de premiação dos funcionários medicinais de cada unidade na Câmara municipal de Taiobeiras com a presença de todos coordenadores das unidades de saúde, secretários e representantes do poder Executivo. Em um momento de interação foram feitas as devidas homenagens com entrega das placas que foram fixadas nas unidades de saúde, finalizado com coffe Brak e música.
Conclusões
Com aplicação de questionário no Google Forms comprovou-se que 55,1% dos funcionários identificaram melhora nos processos de trabalho depois da intervenção do GTH. Essa melhora foi sinalizada pelos funcionários alguns meses após as intervenções. Logo, as mudanças provocadas são observadas ao longo prazo. Isso impactou no processo motivacional dos funcionários e trouxe reflexões sobre as relações de trabalho e a humanização do serviço de saúde. Foi observado melhora no diálogo multiprofissional e interdisciplinar nas unidades de saúde e consequentemente no nível de satisfação dos usuários dos serviços. O fato de ter acontecido a escolha dos funcionários medicinais por um método totalmente democrático, através de votação com a participação de todos funcionários da saúde, gerou maior aproximação entre gestão/equipe multiprofissional e facilitou na costura das redes de comunicação que são tão necessárias para a resolução de problemas.
Palavras-chave
Humanização, motivação, funcionário medicinal