Logo do ConasemsLogo do SUS
Divinésia - MG

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS COMO ESTRATÉGIA PARA OTIMIZAÇÃO DE GASTOS

Autor(a): TALES DA SILVA MENDES

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Divinésia, um pequeno município situado na região da Zona da Mata mineira, possui pouco mais de 5.000 habitantes, um sistema de saúde referência no estado de Minas e ótimos indicadores de saúde. Na região em que se situa, é referência em atendimento e oferta de serviços em saúde. Tais feitos foram possíveis devido ao planejamento municipal com visão de futuro. Visando o crescimento do setor de saúde pública, foi realizada a contratação de profissional de saúde exclusivo para lidar com custos em saúde e conhecimento do território local e a capacitação contínua do mesmo em políticas públicas de saúde e economia da saúde para atender as necessidades locais, uma vez que profissional e cargo específico para auxiliar a gestão municipal de saúde não existia.

Objetivos

Otimizar a execução de recursos financeiros repassados pelo governo federal e estadual ao Fundo Municipal de Saúde, visando a execução eficiente a curto e longo prazo, melhorias de processo de trabalho entre Secretaria e Prefeitura, economicidade, tomada de decisão e controle de despesas priorizando as reais necessidades da saúde pública do município através da contratação e capacitação de profissional dedicado, uma vez que o setor de custos em saúde não possuía profissional exclusivo.

Metodologia

O planejamento estratégico visando eficiência na execução de recursos se iniciou durante planejamento do governo municipal, ou seja, antes mesmo da contratação de profissional exclusivo para tal função. O mesmo, compondo a equipe de gestão municipal em saúde como Coordenador de Finanças, é responsável pelo acompanhamento do lançamento de novas políticas públicas e prestação de contas de recursos federais e estaduais. Viu-se necessária a criação de planilha de acompanhamento de repasses financeiros, onde são compilados dados como política de repasse de recursos, valor, data de assinatura de termo de compromisso, data de recebimento, prazo de execução e atualização sobre prestação de contas. As planilhas são atualizadas a cada novo recurso recebido, executado e finalizado e juntamente com cada setor da saúde é planejada a execução de acordo com a demanda

Resultados

Com as estratégias aplicadas foi possível economizar e melhor distribuir a execução dos recursos. Pôde-se reduzir os gastos com recursos advindos de receita própria do município aplicado em saúde de maneira expressiva, dada a correta destinação financeira. Com isso, a prestação de contas se tornou eficiente, mais completa e sem atrasos. Com a adoção do monitoramento, pôde-se entender também os centros de custos da saúde por setor. A melhoria e estreitamento de comunicação entre a Secretaria de Saúde e o Setor de Contabilidade e Tesouraria da Prefeitura foi também uma das melhorias, uma vez que para a eficiência do processo a comunicação se torna essencial.

Conclusões

A destinação de profissionais técnicos capacitados para compor cargos públicos e a educação contínua dos mesmos visando eficiência nos processos é essencial para execução de qualidade nos serviços públicos. No setor de saúde pública municipal, A transparência, economicidade para a busca da igualdade e equidade de implementação de políticas públicas pode ser alcançada.

Palavras-chave

gestão estratégica, financiamento, planejamento