Logo do ConasemsLogo do SUS

21ª Mostra Brasil, aqui tem SUS: oficinas de escrita começam pelo país


14/10/2025 15h41

Por Giovana de Paula e colaboração de Heloisa Amorim

O trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde nos territórios, tornando possível a efetivação das políticas públicas no âmbito do SUS, é muitas vezes desconhecido por parte da população. Por isso, a importância de dispositivos como a Mostra Brasil, aqui tem SUS, que envolve todos os estados brasileiros no compartilhamento e reconhecimento das experiências relevantes de cuidado das pessoas. 

Mas para que as experiências cheguem à Mostra, é preciso olhar em retrospectiva. É preciso primeiro que os profissionais identifiquem a importância do trabalho que realizam junto às comunidades, nas unidades de saúde, no âmbito da gestão, em parcerias com setores como educação, etc. E uma vez reconhecendo sua atuação em equipe, é preciso ainda saber contar essa história, para que os avaliadores possam reconhecer o valor da experiência, e a sociedade, em última instância, possa valorizar mais e mais o SUS como uma política de estado imprescindível.

Nesse contexto surgem as oficinas de escrita, como uma iniciativa alavancada em princípio pelo Conasems, sob a coordenação do professor e pesquisador da UFRGS Alcindo Ferla, em parceria com a coordenadora da Mostra Nacional, Márcia Pinheiro. Eles percorreram boa parte do país para debater com os trabalhadores os seus processos de reconhecimento do próprio trabalho - que ocorre de forma simultânea ao exercício do fazer - e ao mesmo tempo muniram esses profissionais de ferramentas capazes de potencializar essa escrita. 

A iniciativa de educação permanente ganhou mundo e autonomia e atualmente é realizada pelos próprios Cosems em seus respectivos estados. E embora a Mostra seja um processo cujo seu desdobramento se dá nos congressos anuais do Conasems, ela vem sendo gestada permanentemente pela articulação entre o próprio Conasems e os Cosems. Nesse sentido, o primeiro estado a iniciar seus mecanismos de preparação para a Mostra Estadual e Nacional, previstas para 2026, foi Pernambuco, que vem realizando uma série de oficinas de escritas regionais para tornar seus municípios participativos nos futuros eventos.

O Cosems-PE iniciou, dia 30 de setembro, visitas técnicas e oficinas nas principais regiões de saúde do Estado. A II Oficina de Qualificação da Escrita para Mostras de Experiências Bem-Sucedidas 2025, conduzidas por Inês Costa e Camila Sihler, já percorreu os municípios de Petrolina, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e segue ainda para Limoeiro e Goiana (14/10), finalizando em Recife e Palmares (22/10). Na capital pernambucana, contará com a presença da coordenadora da Mostra Nacional, Márcia Pinheiro.   

“As oficinas são fundamentais porque capacitam gestores e trabalhadores a transformar suas experiências em produções técnicas de qualidade. Isso fortalece o SUS e dá visibilidade ao trabalho que acontece todos os dias nos municípios", afirma o presidente do Cosems/PE, Elídio Moura.