Logo do ConasemsLogo do SUS

Nova Venécia - ES

Projeto integra serviços de saúde e reduz casos de hanseníase em Nova Venécia (ES)


20/10/2025 12h22

Em Nova Venécia (ES), o projeto “Fortalecimento da Integração do Serviço de Referência Municipal de Hanseníase e da Atenção Primária à Saúde (APS) em Nova Venécia” contribuiu para a redução dos casos de hanseníase no município, ao oferecer cuidado especializado e integração dos serviços de saúde. A experiência foi reconhecida na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e recebeu como premiação ser retratada no webdoc que estreia nesta terça-feira (20/10), às 18h, em todos os canais do Conasems. 

A iniciativa reúne a Atenção Primária, à Vigilância em Saúde e o Serviço de Referência Municipal de Controle da Hanseníase, que atuam juntos na identificação e no tratamento dos casos da doença na região.Segundo Jordano Miguel, idealizador do projeto, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) representam o elo entre a Atenção Primária e as equipes especializadas no combate à hanseníase e fortalecem a integração dos serviços de saúde.

A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta a pele e os nervos periféricos. Quando o diagnóstico ocorre de forma tardia, a doença pode deixar sequelas irreversíveis.

O webdoc também destaca o papel do olhar clínico dos ACS, já que muitos pacientes recebem diagnósticos incorretos, como alergias ou dermatites. “Uma paciente apareceu com a doença após quatro anos; se não tivéssemos feito as perguntas certas, não teríamos descoberto o caso”, relata Samira Graziele, agente de saúde do projeto.

O secretário municipal de Saúde, Celso Ruela, reforça a necessidade de capacitar os ACS e as equipes da APS. “São eles que identificam de forma precoce a doença e também devemos capacitar a equipe da APS, por ser a porta de entrada para realizar o tratamento”.

Entre os resultados do projeto estão a cura total dos casos diagnosticados, o reforço na conscientização das famílias sobre a importância do diagnóstico precoce e a integração efetiva das equipes de saúde.

O episódio faz parte da 7ª temporada e, ao todo, 23 iniciativas bem sucedidas no SUS integram esta temporada da Mostra Brasil, aqui tem SUS. Confira um novo webdoc toda terça-feira, às 18h, em nosso Canal do Youtube e em nossa programação ao vivo. Não perca!