Premiações da Mostra: mais um município recebe ganhadores do Prêmio APS Forte
24/10/2025 16h26
Por Giovana de Paula

A busca pela equidade é um dos princípios que norteiam as ações no Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa equilibrar os pesos na balança para olhar com mais atenção aos que mais precisam. Nesse sentido, uma experiência desenvolvida no município de Pau dos Ferros (RN) - e premiada na 20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS - vem fortalecendo a equidade ao desenvolver uma estratégia de cuidado voltada aos catadores de lixo.
A atual edição do prêmio APS Forte, uma parceria entre a OPAS e o Conasems, desenvolveu como estratégia o intercâmbio entre os municípios para a troca de experiências. Por isso, cada município premiado está tendo a oportunidade de conhecer os trabalhos dos outros e apresentar os seus próprios trabalhos. É o caso de Pau dos Ferros, que nos dias 22 e 23 de outubro foi visitado por profissionais de São José/SC e Manaquiri/AM.

Para conhecer a estrutura de saúde do município do Rio Grande do Norte, apresentada pela secretária de saúde, Mary Kallianne Fernandes de Oliveira; estiveram presentes as profissionais de São José, Muryel Fontoura Souto e Karyne Furlan; os representantes de Manaquiri, Joselio da Silva Martins e Rosijane Bentes Duarte; a assessora do Cosems/SC, Meri Aparecida Machado; além do representante da OPAS, Fernando Lelis, e da equipe técnica da Secretaria de Saúde do município.
No primeiro dia, a gestão local apresentou os avanços do SUS no município e promoveu visitas a uma unidade de saúde recém inaugurada e ao Centro de Especialidades Médicas. Nesta unidade há atendimento em mais de 20 especialidades, são realizados exames de imagem e pequenas cirurgias e foi instalado um ambulatório LGBTQIAPN+. O grupo visitou ainda uma UBS que funciona em horário estendido, até às 22 horas, e aos finais de semana com equipe de saúde bucal. Como Pau dos Ferros possui o Complexo Penal Regional, também foi apresentada a equipe de saúde prisional, composta por médico, dentista, enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnicos de enfermagem e saúde bucal.
No segundo dia, foi apresentado o trabalho premiado - Cuidando da Saúde do Catador. A visita começou no lixão, que foi desativado em função de um trabalho intersetorial envolvendo secretarias como a do Meio Ambiente. Depois, o encontro se estendeu ao galpão da associação dos catadores, lugar que possibilitou a eles uma qualidade diferenciada de trabalho como também acesso à saúde através das ações que a secretaria desenvolve. De acordo com Kalliane, o trabalho tem levado os catadores a se sentirem mais à vontade para procurar as unidades de saúde. “Eles viviam na invisibilidade, mas conseguimos, através de tudo que realizamos, fazer com que busquem os serviços para que não se sintam excluídos, mas tenham acesso a tudo como todos nós", afirma.
II Oficina Escrita- Pernambuco Aqui tem SUS- Paulo Dantas

Dando continuidade ao movimento de preparação para a 21ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, a ser realizada em 2026 no Congresso Nacional do Conasems, o Cosems de Pernambuco realizou a sua segunda oficina de escrita. O evento, voltado ao empoderamento dos profissionais para inscreverem seus trabalhos e à qualificação da escrita das experiências, teve como convidadas a coordenadora da Mostra Brasil aqui tem SUS, Márcia Pinheiro, e a consultora do Conasems, Cristina Sette. Os organizadores comemoraram a presença de muitos profissionais e a consolidação de mais um passo na direção da Mostra PE, aqui tem SUS, que homenageará, em 2026, o sanitarista e ex-presidente do Conasems, Paulo Dantas.