Recife - PE
Estratégia amplia a profilaxia na prevenção ao HIV em Recife (PE)
28/10/2025 17h44

Em Recife (PE), o projeto “Estratégia de Expansão do Acesso à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV no Recife: Prepara a Prevenção” contribuiu para a redução dos casos de contaminação pelo vírus HIV. O webdoc da experiência, reconhecida na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, estreia nesta terça-feira (28/10), às 18h, em todos os canais do Conasems.
O idealizador do projeto e coordenador da política de IST/HIV, Airles Ribeiro, relata como surgiu a iniciativa. “O projeto surge diante da demanda da população, junta as provocações e ações dos movimentos sociais ligados no combate à AIDS”, comentou.
A profilaxia pré-exposição, conhecida como Prep, promove a prevenção por meio da distribuição de preservativos, realização de exames preventivos e testagem, além do tratamento com uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs), que variam conforme a necessidade do paciente, entre outras estratégias e acompanhamento adequado.
A adoção da iniciativa aos sábados e domingos fez sucesso – principalmente no período do carnaval. “Abrimos dois serviços no mesmo dia, atingimos, no mínimo, 120 pessoas por serviço, que comentavam sobre estarem mais protegidas no Carnaval”, explica o coordenador.

Marcone Ribeiro, que atuou por quatro anos como secretário de Juventude na Prefeitura de Recife, destacou as ações que realizou junto ao idealizador do projeto. “Fui um grande parceiro nas ações de intervenção e mobilização do território com os jovens e em como poderíamos ampliar as campanhas nesse espaço”, disse.
A maior visibilidade que o projeto recebeu aconteceu por meio da comunicação popular. Um dos resultados positivos dessa comunicação foi a ação em que Marcone Ribeiro compartilhou em suas redes sociais as atividades realizadas aos finais de semana pelo projeto. A iniciativa resultou no retorno de muitos jovens – principalmente do sexo masculino – que o procuravam e iam até o serviço do SUS para entender mais sobre o projeto.
“Eles me procuram falando: ‘Poxa, como faço? Tenho medo, já fui uma vez. Encontrei um vizinho lá e fiquei coagido. No final de semana é mais tranquilo, como funciona…’. Através dessas dúvidas, fomos encontrando formas de se conectar com a galera mais jovem, sobre um assunto super sério e que traz muitos benefícios”, afirmou Marcone.
O programa foi iniciado no final de 2023 e, até março de 2024, já haviam 955 atendimentos registrados. Além disso, foram realizados cerca de quatro mil testes rápidos, evidenciando que o Prep também funciona como um método de testagem e diagnóstico rápido para diversas ISTs.

A enfermeira Sandra Anhaia, que faz parte do projeto, relata o aumento nos atendimentos após a divulgação popular ativa do projeto. “No primeiro sábado a gente atendia de 30 a 40 pessoas. Atualmente, já atendemos mais de 200 no sábado”, disse.
A população recebeu o projeto de forma positiva, como relata Airles, idealizador. “Escutamos muitos usuários acima dos 40 anos dizerem: ‘Nossa, eu vivi em uma época em que ter HIV era sentença de morte e hoje tenho acesso a uma medicação que vai me proteger do vírus.”
O episódio faz parte da 7ª temporada de webdocs Brasil, aqui tem SUS. Confira um novo webdoc a cada terça-feira, às 18h, em nosso Canal do Youtube e em nossa programação ao vivo. Não perca!