Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

DF

Mostra Brasil, aqui tem SUS mobiliza mais de cinco mil experiências em todo país


19/05/2023 17h02

A 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS virou sua primeira página. Na última terça-feira, dia 16 de maio, o sistema de inscrições do Conasems concluía o recebimento dos trabalhos selecionados pelos Cosems. As 536 experiências reunidas para serem apresentadas durante o XXXVII Congresso do Conasems, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, no Centro de Convenções em Goiânia, passaram por muitas mãos. Foram temas de debates e trocas em seus respectivos estados, algumas premiadas, todas selecionadas.

No total, 5.280 trabalhos foram inscritos nas mostras estaduais, evidenciando o Sistema Único de Saúde (SUS) como um organismo vivo, que se ramifica e se expressa em sua singularidade em cada território do país. “Através de um esforço coletivo, todos os estados realizaram suas mostras ou selecionaram experiências a serem apresentadas na Mostra Nacional, em um processo dinâmico, construtivo, de fortalecimento da educação permanente e de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS”, afirma a coordenadora da Mostra do Conasems, Márcia Pinheiro.

O Conasems se fez presente em todo processo, seja no apoio técnico para a realização dos encontros, sugerindo diretrizes comuns cujo objetivo principal é o fortalecimento do SUS ou participando presencialmente das mostras para contribuir com a qualificação dos debates. Um dos papéis estratégicos assumido pela entidade foi a realização das Oficinas de Escrita. A coordenadora da Mostra percorreu estados de Norte a Sul do país para mobilizar e encorajar os profissionais e gestores a reconhecerem e valorizarem os seus trabalhos e, através do processo de escrita das suas experiências, refletir sobre o fazer cotidiano.

Cidades como Boa Vista, Porto Velho, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Aracaju e Teresina sediaram as oficinas de escrita da Mostra e o resultado se traduziu na maior participação e engajamento de gestores e profissionais nas Mostras dos Cosems. “O Amazonas é um bom exemplo de como esse movimento de estimular e apoiar os processos de reflexão e escrita do fazer cotidiano dá resultados, após o Cosems promover o curso de escrita online, a iniciativa impulsionou a realização de 17 mostras municipais, em um Estado que tem 62 municípios”, destaca a coordenadora.

Uma especificidade da Mostra Nacional de 2023 foi a distribuição das experiências em duas modalidades, sem subdivisão por temas. Na modalidade 1, estão reunidas 500 experiências das equipes de trabalhadores e gestores dos municípios e Distrito Federal, sejam elas executadas de forma compartilhada, cooperada, intersetorial ou interfederativa nos territórios. Na modalidade 2, estão 36 experiências dos Cosems. Como parte do Congresso do Conasems, a Mostra Brasil, aqui tem SUS acontecerá nos dias 16 e 17 de julho e a premiação no dia 18 de julho. Não perca!

Número de inscritos nas Mostras estaduais por Estado:

AC - 28

AL - 173

AP - 43

AM - 89

BA - 178

DF - 44

ES -73

CE - 224

GO - 214

MA - 105

MS - 87

MT - 187

MG - 260

PA - 212

PB - 147

PR - 357

PE - 203

PI - 130

RJ - 72

RN - 83

RO- 36

RR - 36

RS - 271

SC - 452

SP - 1496

SE - 31

TO - 49

Total: 5280