Logo do ConasemsLogo do SUS

Segundo dia de apresentações de experiências da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS é encerrada com elogios e demonstrações de agradecimento


18/07/2023 11h25

O encerramento das apresentações da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, na manhã de segunda-feira, dia 17 de julho, foi marcado pela troca de experiências em dez salas do Centro de Eventos de Goiânia. Dentre os diversos recortes que evidenciam a amplitude do SUS nos municípios, observou-se, por exemplo, a presença de experiências voltadas às populações em situação de vulnerabilidade social. A premiação dos trabalhos de maior destaque será realizada no dia 18 de julho, das 18 às 22 horas, no Teatro Rio Vermelho.

"A Mostra nos deixa expostos à diversidade do SUS em âmbito nacional. Acho interessante ter na mesma sala experiências de estados diferentes, com temáticas abrangentes, porque aumenta o nosso fôlego na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou o professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ricardo Ceccim, que esteve presente ao evento na condição de comentarista da Mostra. 

Ao refletir sobre a função do comentarista na Mostra, ela enfatiza como um aspecto importante ajudar as pessoas a redimensionar o próprio trabalho. "Nosso papel não é só avaliar a apresentação, se limitando à análise da experiência por dentro dela, como um educador escolar. Nossa função é colocar lenha na fogueira, ampliando os horizontes de quem apresenta e de quem assiste aos trabalhos".

A médica sanitarista aposentada, Isabel Senra, esteve no evento como avaliadora dos trabalhos. Ela acredita que a Mostra tem um potencial, que pode ser aprofundado, na direção da educação permanente. "O papel do avaliador é importante pela escuta do trabalho, como um testemunho de um processo que se desenvolve na ponta. Embora a avaliação seja vista de uma forma competitiva, ela pode avançar muito mais através de outras estratégias que aumentem a interlocução entre autores e avaliadores", diz.

Isabel, que participa pela segunda vez da Mostra, considerou essa edição muito interessante porque sentiu mais integração no evento, intensificada pela composição das "salas silenciosas", que possibilitaram maior aproximação dos grupos. "Outro ponto que me chamou atenção foi a qualidade dos trabalhos. As pessoas estão mais leves para falar de suas experiências e na minha sala houve maior circularidade entre os participantes".


Relatos

A experiência do município de Gameleira de Goiás, localizado no estado que sedia o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, demonstrou o comprometimento das equipes no acompanhamento do desenvolvimento infantil. Ao perceberem que não havia procura por parte das famílias pelo acompanhamento das crianças e preocupados em controlar a mortalidade infantil, foi criado o Cantinho da Alegria. 

O espaço consiste em um consultório todo ambientado para atender o público infantil, onde são realizadas consultas de enfermagem para o acompanhamento do desenvolvimento global das crianças, com o intuito de detectar precocemente possíveis riscos e alterações na saúde e promover ações de educação como escovação, orientação nutricional, higiene pessoal, etc. O atendimento lúdico também tem uma dimensão intersetorial importante, voltada a visualizar problemas sociais, como ausência das crianças nas escolas, e intervir sobre esses problemas.

Em Gurupi, terceira maior cidade do Tocantins, um dos trabalhos apresentados mostrava o uso da tecnologia para agilizar o cuidado em saúde bucal. A gestão identificou uma enorme demanda reprimida por atendimento odontológico em uma unidade de saúde do município. A primeira providência foi disponibilizar um caderno para que as pessoas que buscavam a consulta registrassem seu nome e telefone. 

A partir daí se estabeleceu um fluxo de comunicação que foi intensificado com a utilização do whatsapp como ferramenta para agilizar os atendimentos. De fevereiro a maio de 2022, as consultas odontológicas saltaram de 45 para 143. O projeto também solucionou um problema evidente, os tratamentos incompletos, por meio da busca ativa dos faltosos.

"Nós assistimos atentamente a apresentação das experiências exitosas dos diversos estados brasileiros, para levar informações aos profissionais que ficam, já que não podemos trazer toda a equipe. Cada município tem sua especificidade, seu brilho, mas sempre há algo bom a ser replicado. A Mostra teve uma organização maravilhosa, o credenciamento foi tranquilo e o ambiente muito acolhedor", ressaltou a secretária municipal de saúde de Pracuúba, no Amapá, Eunice Magave. 

Nos painéis de apresentação da Mostra, onde as pessoas se posicionavam para serem fotografadas, o sentimento de pertencimento, que tomou conta da edição de 2023, era resumido nas seguintes frases: "Você é parte dessa história. Viva o SUS!"