Logo do ConasemsLogo do SUS

1º Prêmio Saúde Reprodutiva para Tod@s realiza última visita de estudo e prospecção


08/08/2023 16h14

O que Roraima pode ensinar para Santa Catarina que, por sua vez, pode ensinar para Rondônia e Minas Gerais sobre saúde pública? Em um espiral onde um ensina e aprende com o outro, conectando o Sistema Único de Saúde no país, foi realizada a última visita de estudo e prospecção entre os ganhadores do 1º Prêmio Saúde Reprodutiva para Tod@s: acelerando o compromisso. A premiação, fruto de uma parceria entre Conasems e UNFPA, foi concedida durante a 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada em 2022 no Congresso do Conasems.

Profissionais dos três municípios vencedores – Buritis (RO), Fraiburgo (SC) e Boa Vista (RR) – tiveram a oportunidade de conhecer as experiências relevantes na área de saúde reprodutiva de cada um deles. Natércia (MG), que recebeu Menção Honrosa, também prestigiou o encerramento do projeto. O último encontro aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto, em Buritis, e estiveram presentes as autoras das experiências Cinthia M. Oliveira Brasil, de Boa Vista, Josiéllyda Lopes Texeira, de Buritis, Geovani Cleyson dos Santos, de Natércia, Indaiára Viero Perazzoli e Marilia Ceron Thadani, de Fraiburgo.

“No momento que inscrevemos nossos projetos não imaginávamos o que o destino tinha nos reservado. Esta premiação veio pra dar aquela injeção de ânimo, mostrando que estamos no caminho certo, que podemos fazer a diferença na vida das pessoas e que não precisamos de muito, o que precisamos é de força de vontade, dedicação e de ofertar um serviço humanizado. Me sinto privilegiada de participar desse projeto com pessoas tão comprometidas, qualificadas, humanas, e acima de tudo, apaixonadas pelo SUS e pela Saúde da Mulher. Agradeço à UNFPA e ao Conasems pela oportunidade. Levarei para a vida as experiências e os momentos vivenciados”, comemora a enfermeira e anfitriã, Josiéllyda Lopes.

Durante o encontro em Buritis, a equipe foi acolhida pelo prefeito do município, Ronald Rodrigues, e pelo secretário municipal de saúde, Adelson Godinho, que destacaram os desafios e evolução das políticas de saúde nos últimos anos no município. A visita se estendeu ao Núcleo de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde, com a presença de enfermeiros da Atenção Primária, e a algumas unidades de saúde, especialmente o Ambulatório de Saúde da Mulher, que se destaca pelo trabalho voltado à saúde sexual e reprodutiva, por meio do protagonismo da enfermagem.

“Participar de mais esse momento de compartilhamento e troca de experiências foi muito importante e enriquecedor. Constatar localmente a prática exitosa de Buritis nos mostra o quanto o SUS é forte e o quanto a APS de Buritis entrega à sua população. Certeza que retornamos cheias de inspiração e possibilidades de replicação”, afirma e enfermeira de Boa Vista, Cinthia Brasil.

A primeira edição do Prêmio UNFPA/Conasems foi considerada um sucesso. “Experiências assim nos nutrem a alma e o espírito para seguirmos na luta, sempre difícil. Parabéns pela lição que esse movimento nos ensinou. Estou muito feliz pelo resultado e confiante que o 2° Prêmio vai ser tão bom quanto o primeiro”, comemorou a coordenadora da Mostra Brasil, aqui tem SUS, Márcia Pinheiro. O êxito da troca de vivências também foi exaltado pela coordenadora da UNFPA, Júnia Quiroga. “Grande honra a nossa de poder dar mais visibilidade e potencializar o aprimoramento dessas belas práticas!”

Agora é a vez de Arapiraca (AL), São José (SC) e Parauapebas (PA) arrumarem as malas para o próximo intercâmbio, fruto do 2º Prêmio Saúde Reprodutiva para Tod@s: acelerando o compromisso, concedido durante a 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS.