Logo do ConasemsLogo do SUS

SC

Autores de experiências premiadas na 18ª Mostra "Brasil, Aqui Tem SUS" visitam trabalho de destaque em Santa Catarina


17/10/2024 17h21

Por Aruska Kelly Gondim Magalhães Araújo e Giovana Paula

A Mostra Brasil aqui tem SUS de 2023 continua rendendo frutos. Nesta semana, nos dias 15 e 16 de outubro, o município de São José (SC), sediou a segunda etapa do intercâmbio entre as iniciativas vencedoras do 2º Prêmio UNFPA, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A troca de experiências foi a proposta central da premiação, proporcionando aos profissionais de saúde dessas localidades vencedoras a oportunidade de compartilhar e expandir suas práticas bem-sucedidas.

O destaque da visita em São José foi o AmbulaTrans, um ambulatório de referência no atendimento à população transsexual. Na ocasião da visita, foi realizada uma roda de conversa entre os intercambistas, profissionais da saúde e a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). A coordenadora da Mostra Nacional do Conasems, Marcia Pinheiro, participou de forma virtual no momento da abertura das atividades do intercâmbio. "É uma oportunidade de conhecer e aprender com o que está dando certo em diferentes contextos", destacou.

O encontro teve como objetivo principal ampliar o entendimento sobre os desafios e necessidades enfrentados pelas pessoas trans no acesso a cuidados de saúde. Os profissionais que atuam no AmbulaTrans compartilharam suas experiências no atendimento inclusivo, humanizado e integral à população trans, abordando questões que vão desde o acesso a tratamentos hormonais até a garantia de cuidados de saúde mental e prevenção de ISTs.

Durante a roda de conversa, os intercambistas, vindos dos municípios de Arapiraca (AL) e Parauapebas (PA), trocaram impressões sobre como as experiências locais poderiam ser aplicadas em suas respectivas realidades. A representante da UNFPA, Andrelisse Arruda, também contribuiu no debate, reforçando a importância de políticas públicas que assegurem direitos e ampliem o acesso a serviços de saúde para todos os gêneros.

Um dos pontos altos do encontro foi a discussão sobre as barreiras que as pessoas trans enfrentam ao buscar atendimento no SUS. Questões como discriminação, falta de preparo dos profissionais e estigmatização foram levantadas pelos participantes, reforçando a importância de espaços como o AmbulaTrans, que oferece um atendimento pautado pelo respeito às identidades e necessidades de cada indivíduo.

O intercâmbio proporcionou, ainda, uma visão mais ampla sobre como iniciativas voltadas à saúde sexual e reprodutiva podem ser replicadas em diferentes contextos, respeitando as especificidades de cada região. A experiência do AmbulaTrans de São José destacou-se como uma referência no cuidado humanizado e no fortalecimento da rede de atenção à saúde para a população trans no Brasil.

Prêmio

Fruto da parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o prêmio “Saúde Reprodutiva para tod@s: acelerando o compromisso” tem a finalidade de reconhecer projetos inovadores com grande impacto na saúde pública brasileira.O 2º Prêmio UNFPA reforça a necessidade de comprometimento contínuo na busca por um SUS mais inclusivo e eficiente.

A primeira etapa do intercâmbio ocorreu na última semana de setembro, em Arapiraca-AL, onde os intercambistas puderam conhecer de perto a experiência de planejamento reprodutivo através do DIU em mulheres vivendo com HIV. Com a última etapa marcada para novembro, em Parauapebas (PA), o programa segue consolidando práticas inovadoras que visam transformar a saúde sexual e reprodutiva no país, No município paraense, os intercambistas irão conhecer a experiência da unidade móvel de saúde da mulher.

Espera-se que as lições aprendidas sirvam como modelo de transformação e inspiração para municípios em todo o país, acelerando o compromisso com a saúde sexual e reprodutiva universal.

Conheça os trabalhos premiados:

- Incríveis Avanços no SUS - Garantia de Planejamento Reprodutivo com Inserção do DIU em Mulheres Vivendo Com HIV - Arapiraca/AL - Aruska Kelly Gondim Magalhães Araújo (autora)

- Ambulatório para Atendimento Integral à População Transgênero - São José/SC - Hubert Beck Neto (autor) / Cintia Santos (co-autora)

- Unidade Móvel Saúde Da Mulher – Ampliação da Assistência à Saúde Feminina no Município - Parauapebas/PA - Cleice Rosani Azevedo dos R. Portela (autora)