Logo do ConasemsLogo do SUS

Mostra mantém movimento permanente de valorização das ações de saúde nos municípios


18/10/2024 16h51

Por Giovana Paula

Há um consenso entre os defensores da saúde pública no Brasil de que o SUS tem que se consolidar como uma política de estado e não de governo. Isto significa que a transição de poder nos quadros institucionais não deve se traduzir em descontinuidade das políticas de atenção à saúde. Dito isto, é importante destacar o papel exercido por cada profissional de saúde que atua em todo território nacional para garantir o direito à saúde de qualidade, a despeito dos desafios enfrentados como o baixo financiamento do SUS.

Nesse contexto, a Mostra Brasil, aqui tem SUS exerce um papel estratégico de dar visibilidade ao trabalho desenvolvidos por gestores e profissionais de saúde que atuam na ponta e devem ter seus esforços sempre valorizados. Por isso a decisão acertada do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em realizar a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, de forma virtual, como um gesto de valorização das ações municipais em um contexto de transição política.

Estamos finalizando as eleições municipais, o que significa que a partir de 1 de janeiro de 2025, novos atores estarão à frente da gestão municipal na maioria dos estados brasileiros. Por isso, a realização da Mostra reforça o desejo do Conasems de afirmar seu apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras, independente de identificações ideológicas, reforçando o SUS como uma política de construção permanente, que não pode retroceder.

Mostra Virtual

É de conhecimento público que o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceria em julho na cidade de Porto Alegre, foi cancelado em função das fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado. A Mostra, como um evento que faz parte do congresso, obviamente não aconteceu. Mas em reunião da diretoria ampliada do CONASEMS - o CONARES - foi decidida a realização da 19ª Mostra de forma virtual. Ponto para as decisões democráticas.

Enquanto a comissão organizadora prepara os detalhes do evento, os avaliadores lêem os trabalhos e os profissionais se preparam para apresentar suas experiências, a Mostra continua pulsando como um movimento que acontece permanentemente, para além do encontro nacional.

Em setembro foi realizada a primeira viagem de intercâmbio de experiências do 2º Prêmio UNFPA, em parceria com o CONASEMS na Mostra do ano passado. As equipes premiadas visitaram a experiência do município de Arapiraca -AL, cujo trabalho reconhecido aborda o planejamento reprodutivo através do DIU voltado a mulheres com HIV. A segunda viagem, realizada agora em outubro para o município de São José-SC, possibilitou o conhecimento do trabalho realizado no ambulatório voltado à população transexual. A equipe segue de malas prontas para visitar, em novembro, a experiência da unidade móvel de saúde da mulher em Parauapebas-PA. (Acompanhe as matérias no Portal do Conasems)

Prêmio IdeiaSUS/Fiocruz

Ainda na esteira das premiações, as cinco experiências de maior destaque em cada uma das regiões do país, foram premiadas pela Fiocruz, em parceria com o CONASEMS. Após um processo de acompanhamento dos trabalhos, a Fiocruz publicou o livro Fiocruz é SUS: Rodas de Saberes, Práticas Compartilhadas (https://cebes.org.br/acesse-o-livro-fiocruz-e-sus-rodas-de-saberes-praticas-compartilhadas/32954/ ) e realizou documentários que valorizam o potencial dessas experiências que estiveram presentes na Mostra de 2022.

A divulgação do Prêmio IdeiaSUS: ‘Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia’ foi realizada em um evento virtual de lançamento dos documentários. A coordenadora nacional da Mostra Brasil, aqui tem SUS, Marcia Pinheiro, representantes da Fiocruz, autores e curadores participaram do encontro, realizado dia 11 de outubro, às 14 horas, no Canal Saúde no You Tube.

O livro e os documentários narram histórias inspiradoras de trabalhadores e gestores comprometidos com o fortalecimento do SUS. Importante dizer que na Mostra Virtual do Conasems deste ano, as premiações serão mantidas como um gesto de reconhecimento ao SUS que dá certo.

As experiências premiadas pela Fiocruz em 2022 foram:

Conferências Locais de Saúde: Estratégias de Educação Permanente para o Plano Municipal de Saúde - Presidente Figueiredo (AM) - Camilla Maria Nery Baracho de França.

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ideiasus-presidente-figueiredoam-doc-cs30-0031

Identificação de Clusters e Treinamento em Serviço: estratégias para abordagem da hanseníase - Pilar (AL) - Francinny Lima Wanderley da Rocha

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ideiasus-pilaral-doc-cs30-0034

Implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio/MS: Uma Realidade Possível - Anastácio (MS) - Éverton Villazante Constantino

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ideiasus-anastacio-ms-doc-cs30-0035

Reduzindo Danos e Protegendo Vidas - Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de SPA - Santo André (SP) - Antonio Rinaldo Pagni

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ideiasus-santo-andresp-doc-cs30-0033

Equidade no SUS por Meio da Articulação Regional: Saúde Mental Indígena - Balneário Barra do Sul (SC) - Eloisa de Lacerda

https://www.canalsaude.fiocruz.br/canal/videoAberto/ideiasus-balneario-barra-do-sulsc-doc-cs30-0032