Logo do ConasemsLogo do SUS

Doutor Severiano - RN

Conheça o projeto de combate à Leishmaniose, implementado em em Doutor Severiano (RN)


08/07/2025 13h25

Por Mais Conasems

No ano de 2023, a população do município de Doutor Severiano (RN) se deparou com o surgimento descontrolado de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). Transmitida pela picada do mosquito-palha, a doença apresenta inúmeros sintomas e, se não for tratada adequadamente, pode causar complicações graves. Para combater a LTA, a Secretaria Municipal de Saúde implementou o projeto Leishmaniose Tegumentar em Dr. Severiano/RN: A Municipalização como garantia do Acesso Integral.

A iniciativa livrou o município da doença e foi reconhecida na Mostra Brasil, aqui tem SUS, recebendo como premiação o webdoc da 7ª temporada, que vai ao ar nesta terça-feira (08/07), às 18h.

Além da implementação da iniciativa, o webdoc mostra o impacto da Leishmaniose Tegumentar na vida da população afetada: “Eu chorava de noite escondido. Quando você está com um problema que não sara, fica com medo de ser alguma coisa pior” desabafa Tadeu Dias, um dos agricultores do município que enfrentou a doença.

No webdoc, ele explica ainda que percebeu os sintomas iniciais, mas não recorreu à Atenção Primária por achar que não seria grave. Assim como o agricultor, Sebastiana Patrícia, colega de profissão, reagiu à doença da mesma forma. “Era tipo uma espinha, me incomodou e eu quebrei com a unha. Mas começou a crescer até virar uma bola. Quando isso aconteceu, eu pensei que era o fim da minha vida”, conta a agricultora.

Com a implantação do projeto no município potiguar, a situação foi totalmente revertida, não havendo mais registro de casos. Entre as estratégias adotadas, destacam-se a divulgação intensa das medidas de prevenção contra o mosquito-palha; a borrifação em domicílios em áreas comprometidas; e a ampliação da rede diagnóstica.

Ao todo, 23 iniciativas bem sucedidas no SUS integram esta temporada da Mostra Brasil, aqui tem SUS. Confira um novo webdoc toda terça-feira, às 18h, no canal do YouTube do Conasems ou na TV do Conselho.