Queimadas - PB
Impactos da Intersetorialidade na cobertura de exames ginecológicos em Queimadas (PB) é tema de webdoc
16/07/2025 17h59
Por Mais Conasems
Para ampliar a realização de exames ginecológicos em Queimadas, na Paraíba, a intersetorialidade foi a estratégia fundamental. A iniciativa "Impactos da Intersetorialidade na Cobertura de Citopatológicos", parte do programa Previne Brasil, permitiu ao município, por meio da equipe de saúde da Atenção Primária, reverter a baixa cobertura do exame na região.
O exame citopatológico, também conhecido como Papanicolau, é um procedimento preventivo essencial para o acompanhamento da saúde da mulher. Ele possibilita a detecção precoce de alterações no colo do útero, como sinais de câncer e infecções sexualmente transmissíveis.
O projeto foi uma das experiências premiadas na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e é retratado neste webdoc.
A Enfermeira e autora do projeto, Emanuely Albuquerque, destacou que, a partir dessa integração entre diferentes setores na região, foi possível estabelecer uma rotina de ações voltadas à conscientização das mulheres sobre a importância dos exames ginecológicos. “Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, conseguimos alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Já na área da Educação, atuamos por meio do programa de ensino de jovens e adultos”, explica.
Cíntia Barbosa, moradora de Queimadas, relata as dificuldades enfrentadas para incluir o exame em sua rotina de cuidados preventivos.“É um exame invasivo, é o nosso corpo. Não é fácil para a gente fazer um exame desses”, conta.
Cientes dessas percepções, os profissionais de saúde passaram a realizar busca ativa de mulheres com exames em atraso. Além disso, permitiam que elas escolhessem o profissional que as atenderia, priorizando sempre o conforto e a segurança da paciente.
Os números comprovam o sucesso da iniciativa: em 2022, a cobertura estava em apenas 31%, abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ao final de 2023, esse número subiu para 50%.
O webdoc faz parte da 7ª temporada da série, que apresenta 23 iniciativas bem-sucedidas no SUS. Os episódios vão ao ar todas às terças-feiras, às 18h, no canal do YouTube do Conasems e na TV do Conselho.