Logo do ConasemsLogo do SUS

Manicoré - AM

Em Manicoré (AM), webdoc mostra projeto de combate à desinformação e à baixa cobertura vacinal


22/07/2025 15h31

Por Mais Conasems

Para combater a desinformação no município de Manicoré, no sul do Amazonas, os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e do Acre (Cosems-AC), em parceria com a Fiocruz Amazônia, desenvolveram o projeto "Ciência, Saúde e Solidariedade". 

 O município foi alvo de notícias falsas relacionadas ao enfrentamento da COVID-19. A desinformação gerou resistência à vacinação e acendeu o alerta das autoridades de saúde.

Além das fake news, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde também era um desafio, especialmente entre as comunidades ribeirinhas, que dependem de embarcações para chegar às unidades de atendimento. Para contornar esse obstáculo, o projeto promoveu ações itinerantes de vacinação por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que  passaram a visitar as comunidades distantes com os equipamentos necessários para a imunização.

O webdoc mostra ainda outras estratégias do projeto para combater a desinformação, como a realização de oficinas educativas e ações de comunicação comunitária. Alexsanderson Passos, enfermeiro e autor do projeto, destaca os criados com o apoio de professores locais.

“Desenvolvemos as Cartilhas da Saúde durante os encontros. Nelas, os professores incluíram brincadeiras e jogos educativos para que o material fosse utilizado de forma didática e ajudasse a população a perder o medo da vacinação”, explica.

Entre as ações promovidas, também estão as Caminhadas da Saúde, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com acompanhamento multidisciplinar, para fomentar a prática de hábitos saudáveis da população. 

O webdoc Amazônia Solidária em Nazaré Capanãzinho: A Construção de Produtos de Comunicação em Saúde integra a 7ª temporada da série Mostra Brasil, aqui tem SUS, e será exibido nesta terça-feira (22/07), às 18h, em todos os canais do Conasems. Ao todo, 23 iniciativas bem-sucedidas do SUS participam desta edição.