Pracuúba - AP
Webdoc mostra atendimento multidisciplinar às populações ribeirinhas em Pracuúba (AP)
26/08/2025 14h37
Por Mais Conasems
Em Pracuúba, no Amapá, uma das oito comunidades da região de São Miguel enfrentava dificuldades para garantir o acesso à saúde devido à localização e às condições climáticas da região.
Para oferecer assistência integral à população local, o município criou o projeto “Desafios de Acesso: Equipe de Saúde na Amazônia Supera Barreiras Proporcionando a Universalidade”. A iniciativa conta com uma equipe multidisciplinar que atende a comunidade, superando as barreiras geográficas.
O webdoc destaca os principais serviços oferecidos pelo projeto, como consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos e atendimento psicossocial. Os atendimentos exigem recursos adicionais, considerando a distância entre São Miguel e a sede do município. A enfermeira Pâmela Barreto, que faz parte do projeto, explica como funciona o processo de solicitação. “Eu me comunico com a Secretaria Municipal de Saúde para agendar as visitas, e faço um ofício solicitando transporte, combustível e piloto. Também recebemos apoio em relação à alimentação no dia”, detalha.
Outro cuidado essencial do projeto é a escolha do local de atendimento para os ribeirinhos, que deve ser de uso coletivo, como igrejas ou escolas. Os espaços são divulgados previamente à população pelos agentes comunitários de saúde.
A moradora Ivana Oliveira destaca a importância da pluralidade do projeto: “A iniciativa ajuda principalmente pessoas de baixa renda a terem um tratamento de qualidade”, afirma.
O webdoc integra a 7ª temporada da série Mostra Brasil, aqui tem SUS e será exibido nesta terça-feira (26/08), às 18h, em todos os canais do Conasems. Ao todo, 23 iniciativas bem-sucedidas do SUS participam desta edição.