Balneário Camboriú - SC
Reportagem especial: Teleconsultoria diminui fila de espera para consulta especializada em Balneário Camboriú
23/02/2024 17h01
Ferramenta possibilita maior articulação entre a Atenção Básica e a Especializada
Embora essenciais para diagnósticos e tratamentos, consultas com especialistas podem significar longas esperas. Até 2017, 24 meses era o tempo médio que um paciente esperava para uma consulta com dermatologista em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. À época, cerca de 2.200 pessoas aguardavam atendimento. Em 2023, após a implantação da Teleconsultoria do Programa Telessaúde – que compõe a Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde –, a fila passou para 237 pacientes, uma redução de aproximadamente 88%.
A iniciativa que alia saúde e tecnologia teve início em maio de 2017. Dermatologia foi a primeira especialidade disponível para teleconsultoria, seguido de Ortopedia e Reumatologia, em julho de 2019. Hoje, conta também com outras especialidades, como Endocrinologia, Cardiologia e Neurologia, Gastroenterologia, Cirurgia Geral e Angiologia.
Entre os principais ganhos da teleconsultoria está articular de forma mais precisa a Atenção Básica e a Especializada. Isso acontece desde o primeiro contato com o paciente, na Unidade Básica de Saúde (UBS), quando o profissional de saúde preenche um formulário de anamnese fornecido pelo sistema Telessaúde, em que pode solicitar exames clínicos e uma avaliação mais criteriosa do paciente para, a partir daí, subsidiar o encaminhamento ao especialista.
O médico especialista, atuando como teleconsultor, avalia as informações do formulário, orienta com fundamentação teórica, solicita exames para embasar o diagnóstico e, em caso de necessidade, faz o encaminhamento ao Ambulatório de Especialidades Médicas para que o paciente seja acompanhado com o especialista requisitado.
Para o psicólogo Victor Moreira, que esteve na direção da Atenção Especializada do município na implantação da teleconsultoria, a ferramenta reorganiza os fluxos e traz benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde. “Isso fez com que os médicos da Atenção Básica se sentissem mais seguros para manter o paciente, em caso de demandas mais leves e moderadas. Já as demandas mais agudas e graves puderam ser encaminhadas com o critério de prioridade devido”, destaca ele.
Além da rapidez e maior assertividade nos encaminhamentos, o sistema de Telessaúde permite traçar um histórico do paciente. Isso porque todos os registros das teleconsultorias ficam armazenados no sistema do Telessaúde e no Sistema de Prontuário Eletrônico (PEC) do paciente. Com cada vez mais especialidades aderindo ao Telessaúde, Victor analisa a experiência como positiva.
“Hoje a Telessaúde faz parte dos nossos fluxos de encaminhamento, faz parte da nossa rede. A gente sempre reforça quão importante foi a implantação desta ferramenta e a população percebeu a melhoria do acesso e da rapidez”, sustenta o psicólogo.
Mais resolutividade
Há sete anos trabalhando no município, a médica cardiologista Renata Borgo relembra como era o sistema municipal de saúde no período anterior à implantação. “O cenário antes do advento da teleconsultoria, confesso, era um pouco caótico. Tínhamos filas de espera imensas, o que culminava em uma demora exagerada para que o paciente encaminhado fosse de fato atendido, tivesse exames solicitados e iniciasse seu tratamento”, conta a médica.
Com a teleconsultoria, os especialistas passaram a atuar também na orientação dos profissionais da Atenção Básica. Para isso, tiveram capacitações para aprender a utilizar o sistema e também para elaborar respostas objetivas e efetivas, contribuindo com a troca de conhecimentos.
“O diferencial está na abordagem e no tratamento mais precoce do problema do paciente. Isso interfere muito no prognóstico, pois o paciente já chega ao especialista com uma condução mais adequada de sua doença. Além disso, nosso trabalho possibilita uma educação continuada aos profissionais da ponta e aos especialistas também, trazendo, sem dúvidas, imensos benefícios à população assistida”, avalia Renata.
Como forma de incentivo, os teleconsultores (todos especialistas vinculados à rede de saúde) recebem bonificação por produção, ou seja, por teleconsultorias respondidas. Segundo a cardiologista, a colaboração da rede de saúde em prol da melhor assistência ao paciente consolida o papel da teleconsultoria no sistema municipal de saúde de Balneário Camboriú.
“Esta ferramenta, ao meu ver, veio para ficar. Acho que é unânime, conversando com todos os profissionais que participam, em suas respectivas especialidades, o quanto houve uma melhoria nos atendimentos e na redução das filas de espera”, diz Renata. E completa: “Para mim, mais que regular os encaminhamentos, o importante é a troca de experiências e possibilitar a educação continuada de todos os profissionais envolvidos”, comemora.