Logo do ConasemsLogo do SUS

São Bernardo do Campo - SP

Integração entre Whatsapp e sistema de agendamento eletrônico facilita regulação de consultas em São Bernardo do Campo-SP


25/08/2023 14h13

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, apontam as pesquisas – e basta ter um smartphone para confirmar. Sabendo disso, no momento em que era preciso respeitar o isolamento social por causa da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Bernardo do Campo, em São Paulo, resolveu unir o útil ao agradável e criou a Filipeta Digital. O recurso tecnológico permitiu integrar, de forma automatizada, os dados dos agendamentos realizados no Hygia (o sistema de informação municipal) com a comunicação mais direta com os pacientes.

“Antes da implantação da Filipeta Digital, o processo de comunicação com o usuário para informar sobre o agendamento de uma consulta especializada ou exame de apoio diagnóstico era através de contato telefônico ou da visita do Agente Comunitário de Saúde”, conta Elaine Gomes da Silva, diretora da Divisão de Regulação do Município. Segundo ela, após isso, o paciente tinha de se dirigir até a UBS de referência para retirar o comprovante de agendamento de forma impressa.

A situação começou a mudar em março de 2021, quando uma parceria entre dois setores de tecnologia do município – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) – desenvolveu a ferramenta tecnológica. “A implantação iniciou nas UBS’s Leblon, São Pedro e Vila Rosa como piloto. Após avaliação quantitativa e qualitativa, efetuamos os ajustes necessários”, diz Elaine. Após um ano de implantação, todas as Unidades passaram a contar com a Filipeta Digital. 

Essa implementação também foi facilitada por outro fator: desde 2018, cada UBS de São Bernardo do Campo conta com um Núcleo Interno de Regulação (NIR). “As equipes são responsáveis pelo processo de microrregulação, organização dos fluxos, interlocução com outros serviços de saúde, suporte aos profissionais e aos munícipes”, afirma Elaine. Ela lembra que, com essa estrutura, a busca pela melhoria do acesso às consultas e aos exames vem sendo aprimorada, sempre com o fim de atender aos princípios de Universalidade, Integralidade e Equidade do SUS. 

De acordo com a diretora, enquanto, antes da Filipeta Digital, 90% dos agendamentos eram realizados pelo Agente Comunitário de Saúde, hoje cerca de 65% das marcações são encaminhadas por meio do WhatsApp, com tempo médio de resposta de apenas três dias, evitando que o usuário tenha de se deslocar até a UBS. 

Além disso, Elaine destaca que, nas 22.367 marcações recebidas em média por mês, pelas UBS’s, houve uma redução de 40% para 26% nas ausências. “É importante ressaltar também que, após a implantação da Filipeta Digital, o agente comunitário pôde atuar mais ativamente nas ações voltadas para a Estratégia de Saúde Família e de vacinação”, observa.  


Acompanhamento na palma da mão

Para os usuários, a Filipeta Digital deu mais celeridade à marcação de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município paulistano e, durante a pandemia, diminuiu a aglomeração de pessoas, o que contribuía para a proliferação do vírus. “Quando começou a pandemia, houve mais essa comunicação [pelo WhatsApp]. Foi quando vieram as vacinas”, relembra a autônoma Maria Aparecida Nunes, 75 anos, chamada carinhosamente de Cidinha pelos funcionários da UBS Baeta Neves. “Eu acho uma coisa prática, inclusive acredito que facilita o trabalho para eles também”, avalia.

Junto com o marido, José Carlos Nunes, de 81 anos, ela está sempre em contato com a equipe da UBS pelo aplicativo. “Eu não tenho um senão pra falar”, diz seu Zezinho, como é conhecido, sobre o serviço. Para ele, que precisa conciliar a rotina de trabalho em outro município com o acompanhamento constante da saúde, otimizar o tempo é fundamental. Além de encaminhamento médico para tratamentos especializados em hospitais da rede pública da cidade, ele recebe medicamentos todos os meses na farmácia da UBS. “Pra mim, foi a melhor coisa. Evita aquela fila, porque pelo Zap você consegue com a maior facilidade”, enfatiza. 

“Muitos anos atrás era diferente, a atenção, a reciprocidade das pessoas, o atendimento. Agora, quando estou lá, é como se estivesse na minha casa, o carinho, a atenção... O pessoal é muito bacana, o atendimento é fora de série”, avalia Cidinha, confirmada pelo simpático Zezinho.