Gurupi - TO
Reportagem especial: Gurupi-TO reterritorializa abrangência das UBS e cria novas microáreas urbanas
05/09/2023 15h58
Reconhecer o território sob responsabilidade de uma Unidade de Saúde da Família (USF) é essencial para conectar os serviços às necessidades da população. Quando isso não acontece, o usuário se vê obrigado a se deslocar muito mais em busca de assistência, o que também compromete o planejamento das unidades. Em 2021, o município de Gurupi, no Tocantins, deparou-se com o desafio de reterritorializar as áreas de abrangência de suas USF, o que permitiu reorganizar os espaços de atuação das equipes e fundamentar a criação de 30 novas microáreas urbanas.
Para realizar o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à mobilização de equipes e escolheu uma ferramenta gratuita de mapeamento, o My Maps. “O principal problema identificado foi a visualização de limites exatos da área de atuação de cada uma das 30 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) então existentes e das 197 microáreas dos agentes comunitários de saúde (ACS) da zona urbana. A partir do diagnóstico, partimos para escolher uma ferramenta de fácil manuseio e de baixo custo”, explica o coordenador dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município, Edson Cardoso.
O passo seguinte foi a reorganização do território da Atenção Primária no município e a construção de um mapa dinâmico da área de abrangência e das microáreas das USF’s. A partir do sistema próprio de informação de saúde do município (PRIMUS) e dos dados levantados pelas equipes, foi possível ter um desenho da situação socioeconômica e demográfica da zona urbana de Gurupi.
O Mapa de Abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) permitiu adequar o fluxo de pacientes e a capacidade de atendimento das equipes de Saúde da Família. Ao acessar o Mapa, o usuário identifica a qual UBS a sua residência pertence, visualizando também o endereço e o telefone. Os profissionais de saúde utilizam o dispositivo para, a partir de informações mais detalhadas, construir as ações de planejamento.
“A secretaria passou a ter um instrumento de fácil visualização da área de atuação das equipes de Saúde da Família e das microáreas de cada ACS, facilitando o planejamento da redefinição de áreas e vinculando os pacientes às unidades mais próximas a sua residência”, aponta Edson. O processo de mapeamento foi realizado entre julho e setembro de 2021, mobilizando 30 enfermeiros da ESF e 197 agentes comunitários de saúde da zona urbana.
Edson destaca o baixo investimento na operação, comparado aos benefícios para a Estratégia Saúde da Família. “O custo foi apenas do meu deslocamento pelas unidades de saúde, pois elaboramos os mapas através de reuniões de equipe e visitas conjuntas às áreas”, elenca o coordenador. O enfermeiro e especialista em Saúde Pública, Fabrício Antônio de Oliveira, era o coordenador da Atenção Primária quando o projeto foi iniciado. Ele comemora os resultados. “A população está muito contente porque a distribuição ficou adequada. Pessoas mais idosas, por exemplo, tinham que andar muito até a unidade de saúde. A população teve um acesso à saúde mais humano, mais prestativo e de maior qualidade”.
Humanização
Hoje coordenador da UBS Nova Fronteira, Fabrício lembra o cenário da Atenção Básica em Gurupi no período que antecedeu a reterritorialização. “As dificuldades que sentíamos antes do mapeamento eram principalmente de acesso da população à Unidade Básica de Saúde, porque havia unidades próximas às pessoas, mas elas não pertenciam à área. Às vezes, tinham que andar alguns quilômetros, atravessar uma BR, para ter acesso”, exemplifica.
O enfermeiro também cita os desafios do meio rural. “O agente de saúde não conseguia encontrar a pessoa devido à distância, porque existiam determinadas áreas que não eram cobertas. Hoje as chácaras da zona rural contam com agentes de saúde que realizam visitas e fazem o acompanhamento”, compara Fabrício.
Ainda no mês de setembro de 2021, os mapas foram finalizados e disponibilizados no site da Prefeitura, tornando-se acessíveis à população. Além de contar com uma unidade de saúde mais próxima de casa, o cidadão pode consultar o site para verificar quais serviços a sua UBS oferece. Com a iniciativa, Gurupi deu um passo à frente no cumprimento das exigências da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).