08/04/2025
08/04/2025 17h33
Por Conasems, com informações do MS
Na manhã desta terça-feira (08/04), Hisham Hamida, presidente do Conasems, participou de coletiva de imprensa organizada pelo Ministério da Saúde para o lançamento de novas ações de enfrentamento à dengue.
Estiveram presentes o ministro da saúde, Alexandre Padilha, a representante adjunta da OPAS/OMS no Brasil, Elisa Prieto, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Mariângela Simão, o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano.
Neste momento, as ações da pasta terão foco inicial em 80 cidades prioritárias, que são municípios com alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão e com mais de 100 mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, já no primeiro momento, a Força Nacional do SUS estará preparada para atender a essas cidades com até 150 centros de hidratação de até 100 leitos cada, totalizando investimento de R$ 300 milhões.
Também na coletiva, foi feito o anúncio de atualização de Diretrizes Nacionais para a Prevenção e o Controle das Arboviroses Urbanas, cuja última versão data de 2009. Saiba mais sobre a coletiva aqui e veja abaixo a íntegra da transmissão:
Em sua fala, Hisham destacou a importância da integração da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde como uma das principais estratégias de combate às arboviroses.
“Sem o fortalecimento dessa integração, principalmente do Agente de Combate a Endemias (ACE) com o Agente Comunitário de Saúde (ACS), a gente não vai conseguir superar os desafios desse enfrentamento”, afirmou.
O presidente do Conasems destacou também a importância da capacitação de profissionais da saúde e lembrou de algumas iniciativas educacionais do Conselho, como o Curso de Capacitação em Arboviroses e o Curso de Boas Práticas no Manejo da Vacina da Dengue, ambas disponíveis no Portal Educacional do Conasems.