10/04/2025
10/04/2025 18h08
Por Conasems, com informações do MS
Na manhã desta quinta-feira (10/04), Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, participou de coletiva de imprensa junto ao ministro da saúde, Alexandre Padilha, e à secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, para discutir novas ações do programa Saúde na Escola.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os dias 14 e 25 de abril, escolas públicas de todo o país estarão mobilizadas para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, que une esforços dos ministérios da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes.
Ao todo, participam 5.544 municípios, envolvendo 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas, que representam 80% das instituições da rede pública de ensino. A meta da pasta é de vacinar 90% dos estudantes, crianças e adolescentes menores de 15 anos. Conforme a faixa etária de indicação da vacina, serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.
“Gostaríamos de parabenizar por essa ação, que não é nova, mas que é de fundamental importância e falar que o Conasems tem trabalhado fortemente com os municípios na adesão, tanto é que temos quase 100% dos municípios nessa estratégia”, disse Mauro.
Assista à íntegra da coletiva:
O secretário executivo do Conasems ressaltou ainda que "a saúde não acontece de forma individualizada", e que a interlocução com a Educação é crucial para que as ações sejam bem sucedidas nos municípios. Mauro lembrou ainda que a abrangência do Programa Saúde na Escola vai além da vacinação, incluindo também estratégias de saúde bucal, de alimentação e nutrição, de combate a arbovirores, entre outras.
Lançamento de versão digital da Caderneta de Saúde da Criança
Como parte das ações voltadas à saúde infantil, o Ministério da Saúde lança a Caderneta Digital de Saúde da Criança, agora integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. Os dados serão lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde. De forma inédita, as famílias poderão acompanhar o histórico de vacinas, com previsão para as próximas doses e envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança.
Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança
O acesso à Caderneta Digital de Saúde da Criança no aplicativo ‘Meu SUS Digital’ é simples e permite que pais e responsáveis acompanhem de perto a saúde e o desenvolvimento infantil. Para utilizar o serviço, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br.
Confira o passo a passo para utilizar o serviço:
1. Instale o aplicativo
Baixe o aplicativo Meu SUS Digital gratuitamente nas lojas oficiais:
2. Entre na sua conta
3. Acesse a Caderneta da Criança
Após esse processo, o responsável terá acesso à Caderneta da Criança e poderá acompanhar dados tudo direto do celular ou navegador com praticidade e segurança.