22/04/2025
22/04/2025 12h08
Por Mais Conasems
Como o Estado cuida dos dependentes de álcool e drogas? Como entender todas as determinantes que influenciam o uso dessas substâncias? No Estação SUS desta semana, as Estratégias para o Cuidado em Álcool e Drogas no SUS estão em debate.
Para tratar do tema, Flávio Alvares, assessor técnico do Conasems, recebe Chico Cordeiro, assessor da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, para conversar sobre a relação entre o contexto social e o uso de drogas lícitas e ilícitas nos municípios brasileiros.
Inicialmente, Chico Cordeiro explica como o contexto em que a pessoa está inserida influencia no consumo dessas substâncias. Questões como o desemprego, falta de moradia e insegurança alimentar interferem na saúde mental e potencialmente interferem no consumo de álcool e outras drogas. “É preciso pensar como isso está contribuindo para o sofrimento da pessoa quando chega à Unidade Básica de Saúde, por exemplo. E, a partir daí, oferecer um atendimento mais humanizado, em que o profissional reconhece a história desse paciente”, explica.
Os apresentadores abordam o trabalho desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a promoção da redução de danos, por meio de uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção Primária. “É uma rede que se integra para olhar a pessoa que faz uso nocivo de álcool e drogas dentro dessa dimensão mais humana. E tenta, de alguma forma, acompanhá-la para uma trajetória de reabilitação, de se recolocar como um ser capaz de estar na sociedade”, ressalta Flávio Álvares.
Confira o novo episódio do Estação SUS nesta quarta-feira (23/04), às 15h30, em todos os canais do Conasems.
O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.