29/04/2025
29/04/2025 15h54
O 60º episódio do Estação SUS trata do tema “Uso de Medicações Psiquiátricas na Saúde Mental” e aborda a ligação entre sofrimento psíquico e o desequilíbrio químico cerebral. Também debate o uso indiscriminado de remédios e como os profissionais de saúde podem informar e guiar o paciente sobre outras formas de tratamento.
O programa conta com a apresentação de Flávio Álvares, assessor técnico do Conasems, que recebe Maria Helena de Oliveira, psiquiatra da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (GDF), e Marcos Ferraz, psicólogo e professor do Departamento de Farmacologia e Psicobiologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Marcos Ferraz fala da cultura da medicalização, marcada pelo senso comum de que a solução para o sofrimento é o remédio. “Se cria a mensagem para o leigo de que o sujeito que está com depressão tem falta de serotonina: aí está justificado o uso dos inibidores seletivos da recaptação desse neurotransmissor”, destaca. O ideal, segundo Marcos Ferraz, é que o fármaco seja usado em menor dose, pelo menor tempo possível, para evitar o adoecimento devido ao tratamento.
De acordo com Maria Helena, há outras formas de tratamento - que podem ser iniciadas com medicações, mas também devem incluir ações como conversas entre o profissional de saúde e o paciente, visitas familiares e intervenções no território.
Confira os novos episódios do Estação SUS toda quarta-feira, às 15h30, nos canais do Conasems.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.