07/05/2025
07/05/2025 17h35
Por Conasems
Nesta quarta-feira (07/05), o Conasems participou do “Encontro sobre a vigilância da malária na região extra-amazônica: desafios e estratégias”. Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), o encontro é realizado em Brasília/DF, até 9 de maio.
O assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, representou o Conselho na abertura do evento e ressaltou o grande desafio da vigilância em saúde no Brasil, diante da escassez de recursos. “É urgente a recomposição do piso fixo de vigilância em saúde - área totalmente acionada durante a pandemia de Covid 19. A vigilância foi importante em todos os sentidos inclusive do ponto de vista econômico, éramos acionados para definir reabertura de escolas, comércio, shopping e muitas outras ações”, conta.
De acordo com o assessor, após a pandemia, a área continua negligenciada do ponto de vista do orçamento da União. “Precisamos urgente reverter esse quadro para aprimorar a vigilância em saúde e aumentar a proteção para população brasileira”, destacou.
Os Cosems estão participando do encontro junto ao Conasems, com objetivo de fortalecer as ações contra a malária neste território.