09/05/2025
09/05/2025 11h22
Por Conasems, com informações do FórumCCNT
As Condições Crônicas Não Transmissíveis são foco de debate no 16º Encontro do FórumCCNTs. Realizado em São Paulo/SP, o evento ocorre nesta sexta-feira (09/05) e conta com a participação Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), de líderes e representantes de diversas instituições e empresas da área da saúde.
Representando o Conasems, o assessor técnico Alessandro Chagas participou da mesa de abertura, na qual destacou a importância da intersetorialidade na construção de um novo processo democrático, com maior protagonismo da sociedade civil organizada nas decisões. Para o assessor, o Fórum CCNTs simboliza esse novo momento. O assessor também convidou os participantes para o XXXVIII Congresso do Conasems, de acontece de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte e contará com a presença de Dr. Mark Barone, idealizador do Fórum. O Congresso está com inscrições abertas, clique aqui e saiba mais.
Durante a abertura, foram apresentadas as ações recentes do Fórum, entre elas o envio de seis ofícios ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao próprio Conasems. Os documentos reivindicam avanços no tratamento das condições crônicas não transmissíveis, como o câncer em mulheres, e a ampla divulgação de consultas públicas nacionais e internacionais, incluindo a atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de hipertensão arterial.