20/05/2025
20/05/2025 16h05
Por Mais Conasems
O programa Estação SUS desta semana aborda a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Participam do programa Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conasems; José Barreto, coordenador geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC); e Carmino Antônio de Souza, médico e professor titular da Unicamp.
Instituída pela Lei 14.758/2023 para garantir o acesso ao cuidado integral de pessoas com câncer, a PNPCC resultou de discussões intensas de forma tripartite entre Ministério da Saúde, Conasems e Conass, como os especialistas explicam no videocast. “É uma mudança na ótica do SUS em relação ao câncer e que dá prioridade ao controle da doença”, ressalta o coordenador da PNPCC, José Barreto.
Já o assessor técnico do Conasems, Rodrigo Lacerda, afirma nesta edição do Estação SUS que é preciso fortalecer toda a rede de cuidado já que, atualmente, quase dois terços dos recursos relacionados ao câncer são destinados à quimioterapia. Por isso, “não adianta a gente pensar só em novas tecnologias sem garantir o básico em todos os territórios”, explica Lacerda.
A necessidade de um trabalho conjunto para a melhor organização na rede também é debatida nesta edição. “Tem que ter uma grande colaboração de todos; tem que ter gestão, tem que ter monitoramento porque a gente precisa de todo mundo”, alerta o médico e professor da Unicamp.
Confira o novo episódio do Estação SUS sobre “Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer” nesta quarta, 21, às 15h30, em todos os canais do CONASEMS. O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para informar e esclarecer dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.