Logo do ConasemsLogo do SUS

22/05/2025

Conasems, Conass e Ipea realizam Seminário com Resultados da Pesquisa da AF no SUS

22/05/2025 13h37

Por Conasems

Os resultados da Pesquisa Assistência Farmacêutica no SUS serão apresentados em um seminário online na próxima terça-feira (27/05), às 14h. O estudo teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre os gastos em medicamentos do Brasil.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O seminário será transmitido ao vivo pelos canais das instituições. Para assistir, clique aqui.  Acesse também a programação completa.

O Ipea analisou gastos em medicamentos no período de 2019 a 2023, incluindo os decorrentes de ações judiciais de medicamentos. Participaram da pesquisa secretários de saúde de 25 Unidades Federativas e de 1.865 municípios.

Os achados do estudo apontam para a necessidade de novas discussões sobre o financiamento da assistência farmacêutica e do gerenciamento da aquisição de medicamentos pelas três esferas de governo no SUS. Essas ações visam assegurar o direito de acesso igualitário e integral a medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos a todas as pessoas que necessitem deles no Brasil.

Durante o seminário serão lançados dois Textos para Discussão: um contendo uma análise do gasto em medicamentos de estados e municípios participantes e outro sobre o gasto em medicamentos judicializados; além de um documento publicado conjuntamente pelo Conasems e pelo Conass, voltado para gestores de saúde. Confira o 32º episódio do Estação SUS, sobre judicialização de medicamentos aqui.

De acordo com Elton Chaves, assessor do Conasems, os gastos com medicamentos têm sido um desafio para a gestão do SUS. “A assistência farmacêutica tem um papel fundamental para contribuir na boa gestão e garantir o acesso a medicamentos com a sustentabilidade dos orçamentos públicos e municipais”, afirmou.

Os resultados da pesquisa também serão apresentados no 38º Congresso do Conasems, que será realizado de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

A abertura do evento contará com a participação de Hisham Hamida, presidente do Conasems; Cristian Morales Fuhrimann, representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; Fernanda Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Luciana Mendes Santos Servo, presidente do Ipea; Tânia Mara Coelho, presidente do Conass; Fernanda De Negri, secretária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) do Ministério da Saúde, e Adriano Massuda, secretário executivo do Ministério da Saúde.

A judicialização da saúde no SUS será abordada na primeira mesa, com participação de Elton Chaves; Heber Dobis Bernarde, assessor técnico do Conass, e Fabiola Sulpino, do Ipea. A mediação será feita por José Aparecido Carlos Ribeiro, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

O segundo debate trata do modelo de financiamento da assistência farmacêutica no SUS, com participação de Marco Aurelio Pereira, do Ministério da Saúde; Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, e Hisham Hamida.