26/05/2025
26/05/2025 18h01
Por Conasems
O Estação SUS desta semana aborda o tema Rede Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (RPCC). Participam Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conselho, que recebe José Barreto, coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC); Luciana Vieira, assessora técnica do Conass; e Maria da Penha Marques Sapata, consultora técnica do Conasems.
A RPCC tem como objetivo estabelecer fluxos assistenciais organizados e que atendam às necessidades dos pacientes, baseados em evidências científicas, com metas e indicadores para avaliar a qualidade dos serviços e seus resultados. Na prática, o modelo de cuidado integral da nova rede permitirá que os casos da doença sejam identificados com mais rapidez, explica Luciana.
“Agora, com esse olhar de uma rede, integrando todos os níveis de atenção como parte fundamental, o paciente será tratado no tempo oportuno, e isso com certeza vai mudar a forma como o câncer é tratado no Brasil", ressalta.
Outro avanço significativo, segundo Barreto, é o fato de a Rede sair da estrutura das doenças crônicas. “Estamos na vanguarda. Recentemente, foi publicado um artigo mostrando claramente que, em todos os países com esse tipo de rede dedicada e uma política nacional, a atenção se voltou para todas as fases do cuidado. Dentro de todos esses protocolos, com possibilidade de revisão, a gente vai conseguir otimizar os tempos, deixar a linha de cuidado muito mais clara e funcional aqui no Brasil", afirma.
Para Rodrigo, o grande diferencial da Rede de Prevenção e Controle do Câncer é o alinhamento entre Ministério da Saúde, Conass e Conasems. “Há o reconhecimento tripartite de que é indispensável organizar esta Rede a partir da promoção, da prevenção, da Atenção Básica, e não só da Atenção Especializada”, reforça.
De acordo com Maria da Penha, na luta contra o câncer, investir em prevenção e promoção é fundamental. "Alimentação saudável, exercícios físicos, redução de exposição aos fatores de risco e diminuição de açúcar e sal na alimentação das pessoas - tudo isso são condições que teremos que trazer para a discussão na Atenção Primária, para que as pessoas comecem a mudar seus hábitos cotidianos e tenham uma vida mais saudável”, observa a consultora do Conasems.
Confira o novo episódio do Estação SUS nesta quarta-feira (28/05), às 15h30, em todos os canais do Conasems.
O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para informar e esclarecer dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.