Logo do ConasemsLogo do SUS

02/07/2025

SUS terá reforço de serviços privados para atendimento especializado

02/07/2025 17h04

Por Conasems, com informações do Ministério da Saúde

Brasília - O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (02/07), a abertura do prazo de credenciamento para que hospitais, clínicas e empresas prestadoras de serviços de saúde participem da expansão dos atendimentos no SUS, por meio do Programa Agora tem Especialistas. A iniciativa foi anunciada pela pasta durante coletiva de imprensa e prevê parcerias com a rede privada para ampliar consultas, exames e cirurgias, reduzir o tempo de espera por procedimentos e reforçar ações como mutirões nos fins de semana, feriados e em turnos estendidos nas unidades públicas. A oferta também incluirá unidades móveis voltadas a populações de regiões remotas, como territórios indígenas e quilombolas.

Acesse as fotos da coletiva.

Os estabelecimentos interessados já podem solicitar adesão, com previsão de início dos atendimentos a partir de agosto. A ação é viabilizada por meio de quatro editais do programa e conta com apoio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, participou do evento. “A ampliação de serviços e redução do tempo de espera é tudo que o gestor municipal quer: atender mais rápido e com eficiência a população”, afirmou. Para o secretário, o reforço financeiro do setor privado para o SUS evidencia a falta de recursos para a saúde. “R$ 5,80 por habitante/dia é insuficiente”, pontuou.

Além do credenciamento, o Ministério anunciou a realização de um mutirão simultâneo neste sábado (05/07), nos 45 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A expectativa é realizar cerca de 8 mil atendimentos em todas as regiões do país, sendo 1 mil cirurgias, 1,2 mil consultas e 5,5 mil exames.

Saiba mais no site do Ministério da Saúde.

Confira a Apresentação da coletiva.

Assista a coletiva de imprensa na íntegra: