16/07/2025
16/07/2025 16h00
Por Claudia Bittencourt - Conasems
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de doses de vacinas foram aplicadas em escolas de 4,1 mil municípios brasileiros, no primeiro semestre deste ano. Os dados foram apresentados pela pasta nesta quarta-feira (16/07), em coletiva de imprensa realizada em Brasília, com a participação do Conasems.
Participaram da mesa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira; a secretária de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Ana Luiza Caldas; a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Mariângela Simão; o chefe da área de Saúde e Nutrição da UNICEF, Luciana Phebo; a coordenadora Adjunta da Comissão de Comunicação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ana Lúcia Paduello; o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, de forma virtual; o assessor técnico do Conass, Nereu Henrique; a diretora do DATASUS, Paula Xavier; o coordenador geral de Farmacovigilância do MS, Jadher Pércio, e o gerente de projeto da SVSA, Fabiano Pimenta.
Na ocasião, Mauro Junqueira ressaltou a importância da integração da saúde com a educação em saúde. “Na última década, ampliamos consideravelmente o número de vacinas no SUS, e a escola se tornou mais um ponto de atendimento, sendo uma assistência diferenciada, pois auxilia as famílias, ao passo que evita que os pais que trabalham tenham que se deslocar às Unidades Básicas de Saúde para vacinar seus filhos”, afirmou. Junqueira também ressaltou que “é preciso lembrar os pais que as crianças e adolescentes tem direito à vacina garantido em constituição. Cabe a nós, pais e mães, o dever de autorizar as imunizações nas escolas, isso vai possibilitar que fiquemos livres dessas doenças”, destacou.
O secretário executivo destacou ainda, o trabalho realizado pelo Conasems no ImunizaSUS. Com foco na qualificação dos profissionais de saúde que atuam diretamente com ações de imunização, de 2021 a 2024, o projeto capacitou mais de 52 mil pessoas, entre profissionais de saúde, gestores municipais e estudantes universitários. Em parceria com o Ministério da Saúde, a iniciativa também já lançou séries documentais sobre a história e importância das vacinas, além de pesquisas sobre cobertura vacinal no país, com dados coletados em mais de 88% dos municípios. Confira as publicações do Projeto disponíveis no site.
O balanço a respeito da cobertura vacinal nas escolas faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove a vacinação de estudantes de até 15 anos. Segundo a pasta, 25 tipos de vacinas do calendário nacional - como HPV, BCG, Covid-19, dengue, febre amarela, meningite, influenza, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola e outras doenças imunopreveníveis - já foram aplicadas em ambiente escolar.
Confira as fotos do evento:
Fotos: Maria Luíza Diniz- Conasems
Com informações do Ministério da Saúde