Logo do ConasemsLogo do SUS

24/07/2025

Conheça o Indicador B3 de Cofinanciamento da APS: Taxa de Exodontias

24/07/2025 14h54

Por Conasems

Está disponível em nosso portal educacional a websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS). São dezesseis vídeos produzidos pelo Conasems em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar gestores e trabalhadores do SUS nesta nova etapa. A websérie traz conceitos, objetivos, boas práticas e explica como fazer a gestão dos novos indicadores nos Sistemas de Informação do SUS. 

Indicador B3  |  Taxa de Exodontias na APS é o terceiro vídeo da websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS). O episódio mostra a importância do indicador para a Atenção Primária. “Gestores e profissionais de saúde percebem, por meio do indicador, se eles têm conseguido atuar no início da doença e, a partir disso, promover mais procedimentos preventivos”, explica Joana Carneiro, assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal e especialista da websérie.

O objetivo do indicador B3 é acompanhar em que medida a equipe de saúde bucal atua na prevenção de cáries e da doença periodontal para evitar a realização de procedimentos mutiladores. “É importante considerar também o contexto socioeconômico no qual o usuário está inserido, pois isso tende a impactar negativamente na resposta desse indicador”, ressalta Joana. Ela também afirma que  pessoas com mais necessidades tendem a ter taxas de exodontias maiores.

No vídeo, também estão disponíveis orientações sobre como realizar o registro no prontuário eletrônico pelo e-SUS APS. Aponta ainda alternativas de registro para locais com limitações de infraestrutura tecnológica. 

A websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da APS é uma oportunidade para valorizar o trabalho das equipes de saúde e oferecer uma atenção cada vez mais centrada nos usuários do SUS. 

Confira a playlist completa e saiba como aplicar os novos indicadores em seu município. Você também pode assistir aos vídeos em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.