31/07/2025
31/07/2025 17h49
Por Claudia Bittencourt - Conasems
A reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de julho foi realizada nesta quinta-feira (31/07), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.
Entre os destaques, estão as pactuações de minutas de portarias importantes para o SUS, como àquela que viabiliza o incremento financeiro de custeio para emergências sanitárias, e a que trata da alteração dos dispositivos da metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde.
A reunião foi iniciada com a exibição do segundo episódio da sétima temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS. O programa traz a história do projeto "A vida lá fora precisa de nós", realizado no município Viamão/RS, a 25 km de Porto Alegre.
Em seguida, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) abordou o cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave e a cobertura vacinal. A secretária da SVSA, Mariângela Simão alertou para a possibilidade da reintrodução do sarampo ao Brasil, devido ao surto em andamento no Tocantins.
Sobre o tema, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, destacou que o desafio da cobertura vacinal é crônico, especialmente diante da hesitação sobre os imunizantes. O presidente destacou ainda o papel do Projeto ImunizaSUS, iniciativa reconhecida pela Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação da Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita.
“O Imuniza[SUS] teve papel na retomada das coberturas, na diminuição da hesitação e, nessa conscientização no enfrentamento de todos os movimentos e forças contrárias que temos com relação à vacina”, afirmou.
A reunião contou com o anúncio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), sobre a federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A plataforma nacional de interoperabilidade em saúde agora está implementada em todos os estados brasileiros. A secretaria também apresentou a nova versão do CADSUS e o Plano Operativo de Transformação Digital. Sobre o tema, Hisham reafirmou a importância da RNDS e ressaltou que os dados devem ser transformados em informações capazes de subsidiar a tomada de decisões a fim de melhorar o atendimento à população.
Outras apresentações
Pactuações
Foi pactuado o pleito para implementação de incremento financeiro em situações de Emergência em Saúde Pública. A apresentação foi realizada pelo diretor de programas da Secretaria Executiva, Leandro Couto. “O objetivo foi dar celeridade ao fluxo de resposta dentro do Ministério da Saúde, à essas demandas legítimas e importantes apresentadas pelos municípios. (...) A portaria se concentra nas respostas dessas emergências, o que possibilitou a simplificação desse processo”, afirmou o diretor.
O presidente do Conasems ressaltou a importância da pactuação, especialmente por ser fruto de uma construção coletiva, realizada de maneira tripartite. “Temos uma relação de confiança, especialmente porque o objetivo dos três entes é o fortalecimento do SUS”, disse Hisham.
O coordenador da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (CONJUR), Ciro Carvalho, apresentou a Minuta de Resolução de Consolidação CIT nº 1, de 30 março de 2021, que visa estabelecer diretrizes claras para que o SUS preste atendimento adequado e contínuo a pessoas reconhecidas como vítima de violação desses direitos, conforme decisões de organismos internacionais, como a Corte Inter-Americana de Direitos Humanos e a ONU. Com a resolução, o Brasil marca a entrada em plano internacional em relação ao tratamento das pessoas que passaram por violação de direitos humanos.
A Representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Ana Claudia Cardoso, apresentou a proposta que trata da alteração de dispositivos de cofinanciamento federal da APS e o incentivo financeiro federal de custeio das equipes de Consultório na Rua e equipes de Atenção Primária Prisional. Em breve, será anunciada uma live sobre boas práticas de cuidado na APS, abordando esta pactuação.
Outras pactuações:
Informes
Confira todas as fotos do evento:
Fotos: Maria Luíza Diniz - Conasems