Logo do ConasemsLogo do SUS

31/07/2025

Rede Conasems-Cosems participa de Oficina Nacional do Instrumento de Verificação dos PMS

31/07/2025 18h40

Por Conasems

Nos dias 28 e 29 de julho de 2025, foi realizada em São Paulo a Oficina Nacional do Instrumento de Verificação dos Planos Municipais de Saúde, promovida pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde, por meio da Diretoria-Geral de Investimentos e Planejamento (DGIP/MS) e do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa (Seinp/SEMS).

A atividade teve como objetivo orientar apoiadores e coordenadores da Rede Conasems-Cosems para a aplicação do instrumento desenvolvido no âmbito do projeto da Rede, voltado ao subsídio à qualificação dos Planos Municipais de Saúde (PMS). Estiveram presentes representantes de todos os Cosems do país, incluindo os coordenadores do apoio institucional e um apoiador de cada estado, além de membros da equipe técnica da Seinp/SEMS de Santa Catarina e da Paraíba.

A proposta da oficina foi apresentar, discutir e exercitar, de forma prática, o uso do instrumento, que tem como finalidade apoiar a gestão municipal no aprimoramento do processo de planejamento em saúde. O material oferece subsídios para análise e verificação dos conteúdos dos PMS, a partir da sua inserção no DigiSUS Módulo Planejamento (DGMP).

Durante os dois dias de atividades, os participantes puderam compreender o histórico de construção do instrumento, resultado de um processo colaborativo que envolveu um Grupo de Trabalho composto por representantes do Conasems, dos Cosems, do Ministério da Saúde e da BP. O GT realizou benchmarking com experiências pré-existentes e consolidou a proposta ao longo de dez meses de reuniões, incorporando boas práticas e metodologias validadas pela Rede.

A programação incluiu momentos de explanação teórica, compartilhamento de experiências e simulações de aplicação do instrumento. A proposta metodológica respeita a diversidade dos contextos municipais e estimula o uso crítico e adaptado da ferramenta, em consonância com os objetivos locais, regionais e as práticas já consolidadas de planejamento e gestão.

A oficina contou com a participação do coordenador da Assessoria Técnica do Conasems, Daniel Faleiros; do assessor do Núcleo de Acompanhamento de Projetos Estratégicos (NAPES), Walber Moreira; do consultor técnico da Rede Conasems-Cosems, Eduardo Gonçalves; e da diretora do Conasems e secretária municipal de saúde de Senador Canedo (GO), Verônica Savatin Wottrich.

A oficina reafirma o compromisso do Conasems com a melhoria dos processos de planejamento, fortalecendo a capacidade institucional dos municípios e ampliando a efetividade das ações em saúde, promovendo maior alinhamento entre planejamento, gestão e as reais necessidades da população.