01/08/2025
01/08/2025 16h25
Por Maria Luíza Diniz - Conasems
Na última segunda-feira (28/07) o Conasems participou da abertura do Treinamento em Gestão de Emergência em Saúde Pública no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA). O curso tem como finalidade capacitar profissionais para uma atuação mais eficaz em cenários como surtos, catástrofes naturais e demais situações de emergência na área da saúde.
Esta é a primeira edição do treinamento no Brasil e conta com a área de vigilância em saúde do Conasems como parte do corpo discente. Destinado a profissionais da vigilância em saúde e da gestão de crises, o curso reúne oficinas práticas, análises de casos e simulações realistas de respostas a emergências. Um dos enfoques é o Centro de Operações de Emergências (COE), uma estrutura estratégica que articula equipes multidisciplinares para coordenar ações durante crises de saúde pública.
O assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas explica que “como membro da tripartite, o Conasems participou de todos os COEs já instaurados no Brasil. Como as emergências climáticas têm se tornado cada vez mais frequentes, só no ano passado foram três, é de grande importância que nós participemos no aprimoramento dos COEs para que estes tenham maior interlocução com os municípios”.
Além disso, a programação destaca a atuação intersetorial, a gestão de riscos, a estrutura dos Sistemas de Comando de Incidentes (SCI) e as estratégias de comunicação em contextos de crise sanitária. A capacitação é composta por dois módulos: o preparatório (80h) e o de aprimoramento (320h) e tem duração de sete meses de forma presencial em uma semana por mês em São Paulo.