07/08/2025
07/08/2025 10h53
Por Mais Conasems
O quarto episódio da série Saúde Sem Fronteiras aborda a saúde das pessoas com dependência química. Participam desta edição o presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) de Portugal, João Goulão, e o diretor de Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati. O programa aborda também a Política de Drogas adotada em Portugal no ano 2000, uma referência mundial no tema.
No país lusitano, o que fez a diferença foi o novo olhar em relação às pessoas com vícios: elas deixaram de ser tratados como infratoras por posse e uso pessoal de drogas e foram incluídas em programas de cuidados do sistema de saúde de Portugal. “A descriminalização foi fundamental porque introduziu coerência em um sistema que se baseia na ideia de que este é um problema de saúde, muito mais do que um problema de justiça ou de polícias”, explica Goulão.
Sobre o modelo de Portugal, Kimati destaca que é preciso “saber saltar de uma relação que o poder público tem com os usuários de drogas - da lógica da punição para a lógica do cuidado, a partir da lógica dos direitos humanos e do estado de direito, é um salto civilizatório”, afirmou.
Quanto à adoção das estratégias portuguesas no Brasil, Kimati acredita ser possível por meio do SUS. “O Sistema Único de Saúde tem muita potência. A partir do desenvolvimento de políticas que são mais inclusivas, que colocam o sujeito no lugar de uma pessoa cuidada e não de uma pessoa punida, o SUS terá um papel fundamental para transformação do Estado frente aos usuários de drogas”, destaca.
Os especialistas também conversam sobre o desafio de criar uma relação de confiança entre os profissionais de saúde e as pessoas com dependência química, livre de preconceitos e julgamentos. Apontam ainda outros benefícios a partir da mudança de paradigma como a reinserção social do dependente químico.
Com uma forma inovadora de falar sobre saúde pública, a série Saúde sem Fronteiras traz diferentes perspectivas e reflexões sobre práticas internacionais, além de análises comparativas com a realidade do SUS. Especialistas de diversos países e instituições renomadas discutem questões de saúde que fazem parte da rotina de profissionais e gestores brasileiros.
Confira o quarto episódio do Saúde sem Fronteiras nesta quinta-feira (07/08), às 18h, em todos os canais do Conasems. Assista à playlist completa no Youtube e no Portal Educacional Mais Conasems.