13/08/2025
13/08/2025 16h23
Por Maria Luíza Diniz - Conasems

Na última terça-feira (12), o presidente do Conasems, Hisham Hamida, esteve presente no primeiro dia do 33° Congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). O evento reúne presidentes, provedores, diretores, médicos, advogados, administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes, gestores do SUS e profissionais de saúde de todo Brasil.
As Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas desempenham importante papel no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura do Congresso contou com a presença do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do representante da OPAS/OMS, Cristian Fuhrimann, do ex-ministro da saúde, Arthur Chioro, do presidente da CMB, Mirocles Campos e do vice-presidente da Confederação, Flaviano Feu Ventorim.

Durante o evento, o presidente do Conasems, participou do Podcast da CMB e compôs a mesa de discussão Governança do cuidado: contratualização entre saúde e controle. Fizeram parte do debate o diretor de Operações da MV, Francisco Figueiredo, a presidente do Conass, Tânia Mara, e o auditor federal de controle externo do TCU, Alexandre Giraux.
“Uma coisa que tem que estar muito clara sobre a contratualização é que não é uma transferência de responsabilidade, não é o contratualizar e pronto, pelo contrário, é preciso construir junto, buscando o mais importante que é ampliar, garantir e qualificar o acesso à saúde, para que a gente possa fortalecer o SUS”, pontuou Hisham durante a mesa.

O 33º Congresso da CMB ocorre de 12 a 14 de agosto em Brasília e reúne 19 federações estaduais, sendo 1.802 hospitais sem fins lucrativos.
Confira as fotos do primeiro dia do 33º Congresso da CMB:

Créditos de imagem: Claudia Bittencourt e Maria Luíza Diniz - Conasems