14/08/2025
14/08/2025 14h38
O sexto vídeo da websérie que apresenta os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS) trata do Indicador B6 - Tratamento Restaurador Atraumático (ART) na APS.
O ART é um procedimento que utiliza técnicas de mínima intervenção, consideradas mais conservadoras em relação a outros tratamentos odontológicos, pois busca preservar ao máximo a estrutura dentária. O indicador de tratamento restaurador atraumático B6 tem como objetivo mensurar a proporção de atendimentos com a utilização dessa técnica em relação ao método convencional.
Segundo Joana Carneiro, assessora técnica da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, o ART é indicado especialmente para pacientes com algum tipo de aversão aos tratamentos dentários. “Deve ser a técnica de escolha para aqueles usuários que possuem medo ou ansiedade ao realizar procedimentos odontológicos, pois não utilizam o motor, evitando o barulho característico que pode causar desconforto”, destaca Joana.
Outro benefício da técnica é a flexibilidade de aplicação, que permite a sua realização para além do consultório tradicional, pode ser implementada em escolas, creches, instituições de longa permanência e até mesmo em domicílio. “Assim como a atividade coletiva de escovação supervisionada, o procedimento contribui para incorporar e fortalecer as ações de saúde bucal nesses ambientes, embora não se restrinja a eles”, explica Janaína Guimarães, analista de informação do e-SUS APS do Ministério da Saúde.
Considerando a facilidade de aplicação em diversos contextos, Janaina também orienta sobre como registrar o procedimento no sistema de prontuário eletrônico, inclusive quando inserido tardiamente. Para mais detalhes, acesse o link: Indicador B6.
A websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da APS é uma oportunidade para valorizar o trabalho das equipes de saúde e oferecer uma atenção cada vez mais centrada nas necessidades dos usuários do SUS.
Confira a playlist completa em nosso canal no YouTube e saiba como aplicar os novos indicadores em seu município. Os vídeos também estão disponíveis na programação da TV Mais Conasems.