Logo do ConasemsLogo do SUS

14/08/2025

Fábrica de hemoderivados é inaugurada em Goiana (PE)

14/08/2025 17h22

Por Conasems, com informações do Governo Federal

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) inaugurou uma nova fábrica de hemoderivados, nesta quinta-feira (14/08), em Goiana (PE). A nova unidade é um marco para a soberania nacional na produção de medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) e representa um passo decisivo rumo à autossuficiência do país no setor.

Resultado de investimento de R$ 1,9 bilhão, a planta industrial vai produzir, a partir do plasma humano, medicamentos de alto custo, como Albumina, Imunoglobulina e Fatores de Coagulação VIII e IX – usados no tratamento de queimaduras graves, pacientes de UTIs, hemofilias, doenças raras e em grandes cirurgias.

A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde Alexandre Padilha, além do Conselho de Administração da empresa, representantes do Ministério da Saúde, Conasems e Conselho Nacional de Saúde. 

O Conasems, que ocupa um assento no Conselho de Administração da estatal, teve participação ativa em todo o processo que culminou nesta conquista para o SUS. O assessor e representante do Conasems no conselho, Elton Chaves, ressaltou a importância deste momento. ​"A inauguração da fábrica da Hemobrás e o avanço na produção do Fator VIII recombinante são mais do que uma conquista industrial: são a consolidação de um pilar de soberania para o SUS. Ao longo de anos, o Conselho de Administração, com a participação ativa do Conasems, foi o guardião deste projeto estratégico, garantindo que a visão de um SUS forte e autônomo se tornasse realidade. Hoje, celebramos não apenas a capacidade tecnológica do Brasil, mas a garantia de dignidade e segurança no tratamento para milhares de pacientes”, destacou.

​A nova planta industrial reforça o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, coloca a região nordeste na quarta revolução tecnológica. Também posiciona o Brasil como um polo de biotecnologia, prometendo regularidade no abastecimento e fortalecendo a rede de saúde pública em todo o país.

Atualmente, a Hemobrás abastece o sistema público com produtos obtidos por meio de acordos de transferência de tecnologia. Em 2024, entregou um recorde de 552 mil frascos de hemoderivados e 870 milhões de Unidades Internacionais de medicamentos recombinantes. A nova fábrica permite que o Brasil produza, em quatro anos, até 500 mil litros de plasma fracionado por ano e seis tipos de medicamentos.

Foto: Ricardo Stuckert / PR