19/08/2025
19/08/2025 10h26
Por TV Mais Conasems
Em Itiquira, no sul do Mato Grosso, eram comuns os casos de uso excessivo de medicações e de surtos psiquiátricos, além de demandas graves de saúde mental. Todos eram atendidos pelo hospital local, que não contava com equipe especializada. Diante dessa situação, o município implantou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e passou a promover uma assistência mais humanizada.
A iniciativa está retratada no webdoc “Saúde Mental, o CAPS em um Cenário Incomum”. O projeto foi premiado na última Mostra Brasil, aqui tem SUS.
O webdoc mostra como funciona a metodologia do CAPS. “Temos um cuidado específico com as crianças, com oficinas terapêuticas. A gente consegue ver o desenvolvimento com o passar do tempo, os pais ficam muito felizes ao ver a mudança na rotina familiar”, explica Jucinéia de Fátima, neuropsicopedagoga do projeto. Segundo Jucinéia, além das crianças, a unidade atende adultos com questões de saúde mental.
À medida que a comunidade recebia atendimento na nova unidade, os quadros psicológicos graves diminuíram. O número de internações caiu pela metade e a venda de medicações reduziu em 36%. Um exemplo disso, é o caso do menino Marcelo, que, segundo a mãe, Marcela Ariana, a diferença no desenvolvimento do filho é indiscutível. “A unidade foi o ponto inicial para toda a evolução que o Marcelo teve desde o diagnóstico. Hoje ele já interage bem com outras crianças na escola, e a alimentação também melhorou”, compartilha.
O vídeo sobre essa história vai ao ar nesta terça-feira (19/08), às 18h, em todos os canais do Conasems.