19/08/2025
19/08/2025 15h14
Por Maria Luíza Diniz - Conasems
Nesta segunda-feira (18/08), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esteve presente na abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). O evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, com fomento do Ministério da Saúde, ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, de 18 a 21 de agosto, em Brasília.
As CNSTT tem como objetivo permitir que a população contribua para a formulação de políticas públicas e direcione as ações de governo, em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. O evento reúne representações populares para debater diretrizes e propostas para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O representante do Conasems no CNS, Leônidas Heringer, participou da mesa de abertura do evento e na ocasião ressaltou que “os nossos trabalhadores ainda precisam de muito apoio. O Conasems representa os 5.570 municípios desse país e em todos eles a gente já tem um avanço da Política Nacional de Vigilância e Saúde, estabelecida nos municípios com a saúde do trabalhador, que é um ponto importante da defesa da política de saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país.”
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como Alexandre Padilha, Ministro da Saúde; Márcia Lopes, Ministra das Mulheres; Cristian Morales, representante da OPAS/OMS; Vinícius Carvalho Pinheiro, representante da OIT; Fernanda Magano, presidente do CNS; Rodrigo Lopes, representando trabalhadores informais do Brasil; Jacildo Pinho, Coordenador adjunto da 5ª CNSTT; o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, representando o Conass; Mariângela Simão, Secretária da SVSA/MS; Gláucio Oliveira, Procurador-Geral do Trabalho; Luiz Felipe de Mello, do MTE; Leônidas Heringer, representando o Conasems e Moacyr Tesch, representando o FORSUS.
Confira os registros do evento:
Créditos das imagens: Maria Luíza Diniz - Conasems