Logo do ConasemsLogo do SUS

20/08/2025

Ipads, Conasems e Pfizer lançam Curso COVIDCombate

20/08/2025 18h01

Por Maria Luíza Diniz - Conasems, com informações do Ipads

Na última terça-feira (19), o  Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads) lançou o curso COVIDCombate, em Salvador. O curso, desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Pfizer, busca apoiar profissionais da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da baixa cobertura vacinal infantil contra a COVID-19 no Brasil.

Durante o encontro, médicos e enfermeiros de diferentes Unidades Básicas de Saúde de Salvador participaram de debates e apresentações sobre os desafios da vacinação e a importância de fortalecer a comunicação com as famílias a respeito da vacinação. De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), em 2024 a cobertura vacinal contra a COVID-19 em crianças de 6 meses a menores de 1 ano ficou entre 2% e 10% em capitais brasileiras. O índice está muito abaixo da meta nacional de 90% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, participou do evento e explica o motivo do Conasems apoiar a iniciativa. “A única vacina que não evoluiu em termos de cobertura é de Covid, principalmente em crianças e idosos, que são exatamente o público mais afetado. A Covid, apesar de circular menos que outros vírus respiratórios, ainda é uma das principais causas de morte por síndrome respiratória aguda grave. É importante que haja o convencimento dos pais sobre a segurança dessa vacina e da importância dela para a proteção dos recém-nascidos. Esse é o enfrentamento que esse projeto faz.”

O curso COVIDCombate teve início na terça-feira (19) e tem carga horária de 16 horas. Serão ofertadas 120 vagas para profissionais de saúde, com foco em médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente da Atenção Básica. A formação oferece conteúdos atualizados, baseados em evidências e adaptados à realidade dos serviços públicos, com o objetivo de ampliar a confiança nas vacinas e aumentar a adesão das famílias.

O lançamento do curso aconteceu no Teatro Gregório de Matos e contou com a presença das autoridades: Mariana Trocoli, Diretora Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos da Saúde de Salvador; Doiane Lemos, coordenadora de imunização; Andréa de Almeida, diretora de Vigilância da Saúde de Salvador; Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems; Raoni Rodrigues, Assessor da SUVISA/SESAB; Rosangela Oliveira, diretora de Vigilância Cosems/BA; Thiago Trapé, presidente do Ipads e Bibiana Couto, gerente de parceria acesso público da Pfizer.