26/08/2025
26/08/2025 10h31
Por TV Mais Conasems
A expansão das Residências em Saúde é o tema do Estação SUS desta semana. Nesta edição, a assessora técnica do Conasems, Marcia Pinheiro, recebe o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) do Ministério da Saúde, Fabiano Ribeiro. O programa aborda a formação de profissionais alinhados às necessidades do SUS, os programas federais de residência, além de investimentos e parcerias voltados para a área.
O episódio vai ao ar nesta quarta-feira (27/08), às 15h30, em todos os canais do Conasems.
“A residência é o maior exemplo da educação permanente que podemos ter”, destaca Fabiano. “Quando a gente fala que a residência é o padrão ouro de formação – e esse padrão é uma formação clássica em serviço – isso já traz todas as questões que envolvem conceitualmente, mas também na prática, o conceito de educação permanente”, complementa.
Segundo ele, expandir os programas de residência é prioridade do governo federal. Prova disso é o primeiro edital da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) publicado este ano, voltado justamente para a ampliação das residências e para a adoção de estratégias de apoio que viabilizem sua execução.
Outra vantagem desses programas é a integração entre residentes, profissionais e professores no SUS, ponto que, de acordo com Marcia, também requer atenção dos secretários municipais de saúde. “É uma pauta que o gestor municipal também precisa estar atento, ainda que seja uma responsabilidade maior da universidade ou de outras instituições, mas faz parte do seu território. O gestor deve participar disso porque todos ganham: o residente que aprende, o trabalhador que recebe o residente e o professor que vem acompanhar”, ressalta. O videocast também explica como os municípios podem criar ou ampliar programas de residência.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.