26/09/2025
26/09/2025 15h08
Por Maria Luíza Diniz - Conasems
Na segunda-feira (22) e na terça-feira (23) o Conasems realizou em Campinas e em Salvador as oficinas-piloto do programa FortaleceREDES, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto é uma proposta do Conasems em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).
O Projeto FortaleceREDES tem como objetivo implementar a formação em gestão e gerência de sistemas e serviços no âmbito do SUS por meio da educação permanente em saúde e do trabalho de articulação da AB e da Rede de Urgência e Emergência (RUE).
As oficinas-piloto irão realizar a integração das turmas regionais nos estados participantes e elaborar a matriz do Projeto de Interferência dos cursos para implementação das ações de articulação e integração da AB e RUE nos territórios.
Para Walber Moreira, analista do Conasems, o curso FortaleceREDES é fruto de uma resposta da instituição às necessidades de fortalecimento dos processos de trabalho nos municípios. "O projeto é a expressão da defesa do CONASEMS para o SUS, que tem na direção única através da autonomia municipal e governança regional como seus princípios institucionais. Todos os profissionais dispostos a integrar essa oferta se colocam na posição de articuladores da RAS em suas regiões, ou seja, potentes para a transformação das realidades municipais e regionais", afirma o analista.
De acordo com Ernesto Watanabe, coordenador do projeto no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), "as oficinas são um grande acerto e constituem peça fundamental para que o projeto alcance resultados expressivos. Temos um grande caminho pela frente para realizar novos encontros esse ano e também para construir uma segunda edição ainda mais potente e de maior alcance".
A primeira turma do projeto FortaleceREDES concluirá o curso nos próximos meses, quando abrirá novas vagas para todo o Brasil até o final de 2025.