01/10/2025
01/10/2025 15h28
Por Maria Luíza Diniz - Conasems
O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, esteve presente, nesta quarta-feira (01/10), na coletiva de imprensa do lançamento da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A campanha do Ministério da Saúde tem foco em atualizar a caderneta de vacinas do público-alvo, mas também incentivar que pessoas de outras faixas-etárias compareçam aos postos de vacinação para se atualizarem
As ações da campanha acontecem de 06/10 a 31/10, tendo como marco o Dia D, no sábado, dia 18/10, em que postos de saúde estarão abertos em todo o país. Durante a coletiva de imprensa de lançamento, o Mauro Junqueira parabenizou a iniciativa e ressaltou que “para os gestores municipais o Dia D de vacinação são todos os dias. É de nossa responsabilidade fazer essa ponte com os pais e garantir o direito à vacina estabelecido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente”.
A previsão é que sejam distribuídas mais de 6,8 milhões de doses e a convocação para imunização também será reforçada via notificação no aplicativo Meu SUS Digital, que pode atingir até 40 milhões de pessoas. No aplicativo também é possível encontrar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.
Durante a campanha, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis. Uma das prioridades da campanha é o resgate de pessoas não vacinadas contra o HPV, febre amarela e sarampo.
Diante da escalada de casos de Sarampo na América do Norte, os postos de saúde ofertarão a vacina da doença para toda população de 12 meses a 59 anos. A vacina do HPV será ofertada para pessoas de 15 a 19 anos.
Créditos de Imagem: Maria Luíza Diniz