Logo do ConasemsLogo do SUS

08/10/2025

Componente Cirúrgico do Programa Agora Tem Especialistas é tema de novo episódio do videocast

08/10/2025 14h12

Ao longo de todo mês de outubro, o Estação SUS, videocast do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), terá uma série de episódios especiais sobre o Programa Agora Tem Especialistas.

No segundo programa de outubro, o secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, junto a Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conasems, recebe o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), Carlos Amílcar Salgado, para conversarem sobre o Componente Cirúrgico, parte do Programa Agora Tem Especialistas.

Assista à íntegra da conversa na programação da TV Mais Conasems e no nosso canal no YouTube, disponível abaixo:

Ao todo, o Componente Cirúrgico é formado por oito componentes, que abrangem desde o acesso a consultas e cirurgias até o financiamento, a gestão e a avaliação das ações especializadas. O objetivo do Componente Cirúrgico é incorporar e expandir o antigo Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) e o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), com foco específico na realização de cirurgias eletivas no SUS.

Sobre o aumento da realização de cirurgias eletivas, Mauro Junqueira destacou que “nunca tivemos mais de R$350 milhões para mutirões como agora. É a primeira vez que isso acontece, garantindo previsibilidade para o gestor não desmobilizar equipe”.

O secretário adjunto da SAES/MS, Carlos Amílcar ressalta a questão do controle dos processos na execução financeira do componente. “Nós estamos com um documento em pactuação com o Conass e o Conasems que proporcionará a junção desses saldos em dois blocos, facilitando a execução financeira dos gestores de uma forma única, bem como o controle desse processo.”

Rodrigo Lacerda, assessor técnico conselho lembra ainda de uma portaria recente do Ministério da Saúde que “traz esse regramento com as marcações de cada componente para que os gestores possam estar informando, alimentando os sistemas de saúde”.