Logo do ConasemsLogo do SUS

14/10/2025

Uso de plantas medicinais na cicatrização de feridas muda a vida de pacientes em Vera Cruz (BA)

14/10/2025 14h45

Por Mais Conasems

Em Vera Cruz (BA), na ilha de Itaparica, Murilo Brito, enfermeiro especializado em enfermagem dermatológica e fitoterapia, implementou o tratamento com plantas medicinais e derivados na cicatrização de feridas dos pacientes do município, principalmente em feridas agravadas pela diabetes. 

O novo tratamento permitiu a redução dos custos para os pacientes locais e iniciou o projeto Ambulatório Itinerante de Tratamento de Feridas – Utilizando a Fitoterapia para Cicatrizar Ferida.  “Eu tinha pacientes com pé diabético que eu tratava com uma pomada à base de barbatimão. Mas eu percebi que eles não tinham condição de continuar comprando aquele medicamento”, explica Murilo Brito. 

O enfermeiro então passou a usar seus conhecimentos de plantas medicinais para ajudar na introdução de tratamentos com custo mais baixo: “à base de barbatimão, eu comecei a fazer em casa mesmo, um extrato com vários ingredientes artesanais, e preparei um remédio. [...] Pacientes que tinham feridas há dez anos, cicatrizaram em três meses”, conta Murilo. Para a formação desse composto fitoterápico, o enfermeiro escolheu as plantas com base em estudos científicos publicados, como calêndula, camomila, óleos de côco, melaleuca e copaíba. 

“Eu conheci pacientes que eram diabéticos e que, com esse tratamento, foram diminuindo o uso da medicação, até o desmame”, destaca Micheline Marques, secretária municipal de Saúde de Vera Cruz. O projeto foi abraçado pela gestão, que expandiu o acesso ao serviço para todo o município, criando em 2023, a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas de Vera Cruz. 

O resultado disso foi a redução das amputações, infecções e hospitalizações provocadas pelas feridas, além de maior adesão ao uso de fitoterapia, por ser uma opção mais barata, acessível e com resultados comprovados cientificamente.  Liana Boaventura, paciente que passou pelo tratamento, conta que “com uma semana usando o barbatimão, eu já comecei a sentir melhora”.

A experiência exitosa do enfermeiro do SUS foi reconhecida na 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e recebeu como premiação ser retratada no webdoc que estreia nesta terça-feira (14/10), às 18h, em todos os canais do Conasems. 

O episódio faz parte da 7ª temporada e, ao todo, 23 iniciativas bem sucedidas no SUS integram esta temporada da Mostra Brasil, aqui tem SUS. Confira um novo webdoc toda terça-feira, às 18h, em nosso Canal do Youtube e em nossa programação ao vivo. Não perca!