Logo do ConasemsLogo do SUS

15/10/2025

Confira as atualizações sobre intoxicação por Metanol

15/10/2025 18h05

Por Conasems com Informações do Ministério da Saúde

Com o intuito de auxiliar o gestor de saúde e população diante dos recentes casos de intoxicação por metanol presentes em bebidas alcoólicas adulteradas, o Conasems disponibiliza aqui em nosso Portal o compilado dos documentos publicados pelo Ministério da Saúde sobre o assunto.

Os gestores podem ter acesso às notas técnicas de orientações para o atendimento e a notificação de casos, da disponibilização do medicamento Fomepizol (injeção) para tratamento, e das diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para as ações de investigação sanitária.

Esses documentos podem ser utilizados por toda a equipe de saúde municipal, com o objetivo de apoiar o monitoramento e a organização das ações de vigilância em saúde, vigilância laboratorial, assistência farmacêutica e atenção à saúde. O material está disponível no portal do Conasems e nas páginas oficiais do Ministério da Saúde.

Além das notas técnicas, o Ministério da Saúde disponibilizou informações adicionais para que gestor e população possam acompanhar e entender mais sobre o tema.

Fluxograma: Manejo da Intoxicação por Metanol

Documento com orientações para profissionais de saúde no atendimento a pacientes com suspeita de intoxicação por metanol. Inclui informações sobre sinais e sintomas, exames laboratoriais, critérios diagnósticos, condutas terapêuticas e apoio assistencial por meio dos CIATOX (Centros de Informação e Assistência Toxicológica).

O que é o Metanol?

O metanol é um solvente industrial altamente tóxico, não indicado para o consumo humano. Quando ingerido, é metabolizado em substâncias como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar sérios danos à saúde, incluindo cegueira e morte.

Orientações à População

A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave, com risco de sequelas permanentes e óbito. Os sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo da bebida contaminada. 

Fique atento a Sintomas iniciais e em caso de suspeita, saiba como agir. 

– Sensação persistente de embriaguez

– Náuseas e vômitos

– Dor abdominal intensa ou desconforto gástrico

Laboratórios de Análise

Caso haja necessidade de encaminhamento de amostras para análise, consulte a lista de unidades responsáveis em cada estado.

LISTA COMPLETA DE DOCUMENTOS: